TURMA: ( 06 anos)
1) APRESENTAÇÃO
Este projeto vem culminar com o interesse e a necessidade de desenvolver na criança o despertar pelos os meios de transportes existentes no seu dia a dia e sua importância.De acordo com os parâmetros curriculares nacional (RCNEI) nas situação de aprendizagem o problema adquire um sentido importante quando as crianças buscam soluções e discutem - nas com as outras crianças.
2) JUSTIFICATIVA
Esse projeto surgiu de uma conversa entre dois alunos que haviam levado para a sala um avião e um carro. Essa brincadeira acabou chamando à atenção da turma, gerando uma discursão sobre transporte existentes. Daí, conversando com eles resolvemos pesquisar sobre o assunto.
3) OBJETIVOS GERAIS
Ampliar a consciência sobre as questões relativas ao transporte, assumindo de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados aos cuidados que se deve ter.(precauções)
4) OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver a consciência da criança no trânsito.
• Identificar sinais e placas.
• Ler simbolicamente.
• Trabalhar com regras.
• Desenvolver atividades lúdicas.
• Trabalhar com cores.
5) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O presente projeto será executado na turma de seis anos durante as aulas no decorrer da semana.
As atitudes serão desenvolvidas em sala de aula, pátio, biblioteca.
Haverá no final, uma visita ao museu da vale do Rio Doce aonde as crianças perceberão a diferença do ônibus, do carro, da bicicleta e do trem na qual muitos nunca viram.
Usaremos nas aulas poemas, histórias coletiva, atividades de rodinha, atividades de coordenação motora, atividades de matemática, labirinto, mural, atividades.
Jornais e revistas, jogo da memória.
6) PRODUTO FINAL
Exposição dos trabalhos ao corpo docente da escola.
7) AVALIAÇÃO
Implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ela possa ocorrer. Assim caberá ao professor investigar a adequação dos conteúdos sobre a adequação das propostas lançadas, sobre o tempo e ritmo do trabalho. Por ser um processo permanente, a avaliação é um instrumento indispensável a construção de uma prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento das crianças. A avaliação será feita continuamente através de:
• Registro coletivo em cartazes.
• Desenho feito pelos alunos.
• Participação das atividades.
• Registro de informações, utilizando diferentes formas: Desenho, comunicação oral, dança, texto coletivo, observação no comportamento da criança.
RECURSOS
• Revistas
• Tesoura
• Lápis De Cor
• Tinta
• Livros
• Poema
• Jornais
• Tinta
• Cola
• Chamex
• Papel Mural
• Música
BIBLIOGRAFIA
Referencial curricular Nacional para a educação infantil (volume 01).
1) APRESENTAÇÃO
Este projeto vem culminar com o interesse e a necessidade de desenvolver na criança o despertar pelos os meios de transportes existentes no seu dia a dia e sua importância.De acordo com os parâmetros curriculares nacional (RCNEI) nas situação de aprendizagem o problema adquire um sentido importante quando as crianças buscam soluções e discutem - nas com as outras crianças.
2) JUSTIFICATIVA
Esse projeto surgiu de uma conversa entre dois alunos que haviam levado para a sala um avião e um carro. Essa brincadeira acabou chamando à atenção da turma, gerando uma discursão sobre transporte existentes. Daí, conversando com eles resolvemos pesquisar sobre o assunto.
3) OBJETIVOS GERAIS
Ampliar a consciência sobre as questões relativas ao transporte, assumindo de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados aos cuidados que se deve ter.(precauções)
4) OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver a consciência da criança no trânsito.
• Identificar sinais e placas.
• Ler simbolicamente.
• Trabalhar com regras.
• Desenvolver atividades lúdicas.
• Trabalhar com cores.
5) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O presente projeto será executado na turma de seis anos durante as aulas no decorrer da semana.
As atitudes serão desenvolvidas em sala de aula, pátio, biblioteca.
Haverá no final, uma visita ao museu da vale do Rio Doce aonde as crianças perceberão a diferença do ônibus, do carro, da bicicleta e do trem na qual muitos nunca viram.
Usaremos nas aulas poemas, histórias coletiva, atividades de rodinha, atividades de coordenação motora, atividades de matemática, labirinto, mural, atividades.
Jornais e revistas, jogo da memória.
6) PRODUTO FINAL
Exposição dos trabalhos ao corpo docente da escola.
7) AVALIAÇÃO
Implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ela possa ocorrer. Assim caberá ao professor investigar a adequação dos conteúdos sobre a adequação das propostas lançadas, sobre o tempo e ritmo do trabalho. Por ser um processo permanente, a avaliação é um instrumento indispensável a construção de uma prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento das crianças. A avaliação será feita continuamente através de:
• Registro coletivo em cartazes.
• Desenho feito pelos alunos.
• Participação das atividades.
• Registro de informações, utilizando diferentes formas: Desenho, comunicação oral, dança, texto coletivo, observação no comportamento da criança.
RECURSOS
• Revistas
• Tesoura
• Lápis De Cor
• Tinta
• Livros
• Poema
• Jornais
• Tinta
• Cola
• Chamex
• Papel Mural
• Música
BIBLIOGRAFIA
Referencial curricular Nacional para a educação infantil (volume 01).
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