terça-feira, maio 18, 2010

DIÁRIO DE UMA PROFESSORINHA MUITO MALUQUINHA - ESPERIÊNCIAS COM A INCLUSÃO

MINHAS EXPERIÊNCIAS COM A INCLUSÃO
NO ANO DE 2008 OUTRO DESAFIO, ME DEPAREI COM UMA CRIANÇA, QUE NÃO ANDAVA E NÃO FALAVA, FIQUEI COM MUITO MEDO E NOVAMENTE SEM SABER O QUE FAZER,E TAMBEM COM MEDO DAS OUTRAS CRIANÇAS, POIS ELAS PODIAM MACHUCA-LO OU OUTRA COISA ... SEI LÁ.

FOMOS REALIZANDO AS ATIVIDADES NA SALA, SEMPRE O COLOCAVA PARTICIPANDO, PERTO DE MIM OU DE ALGUM COLEGUINHA, ME OLHAVA COMO SE EU FOSSE UM SER ESTRANHO, SEMPRE COM UM OLHAR PARADO. EU FICAVA SEMPRE ME PERGUNDANDO: O QUE ESSA CRIANÇA VIU EM MIM?

DEPOIS DE ALGUM TEMPO PERCEBI QUE ELE FAZIA DETERMINADOS MOVIMENTOS QUE LEVAVAM A CADEIRA DE RODAS A SE APROXIMAR DO LUGAR ONDE QUERIA IR, AS CRIANÇAS JÁ GRITAVAM " PROFESSORA ELE NÃO QUER FICAR MAIS AQUI NÃO" OU "OLHA ELE TIA, ESTA DERRUBANDO O MEU MATERIAL."
ERA ATÉ ENGRAÇADO POIS AS OUTRAS CRANÇAS QUERIAM QUE EU BRIGASSE COM ELE COMO FAZIA COM OS OUTROS. ENTÃO EU FALAVA: vAMOS PARAR COM A BAGUNÇA. ELE FICAVA RINDO, ELE ME ESCUTAVA MUITO BEM POIS QUANDO NÃO ESTAVA VIRADO PARA MIM BUSCAVA A MINHA VOZ.

UM DIA CHEGUEI MUITO ATRASADA E UMA OUTRA PROFESSORA O RETIROU DA SALA POR ALGUNS INSTANTES, CONTARAM QUE ELE COMEÇOU A CHORAR, TODOS FICARAM PREOCUPADOS. SERÁ QUE ELE ESTA SENTINDO ALGUMA DOR? SERÁ QUE ELE ESTA COM FOME? O QUE SERÁ QUE ELE QUER?

ELE CHORAVA MUITO, AS PESSOAS NÃO SABIAM O QUE FAZER.

UM DOS ALUNOS FALOU COM A PEDAGOGA QUE O COLOCASSE DE VOLTA NA SALA . A PEDAGOGA RESOLVEU ATENDE-LO. CONTARAM QUE QUANDO ELE ENTROU NA SALA DEU UM SORRISO E COMEÇOU A SUSPIRAR, TRANQUILIZADO.

PENSO QUE O CHORO FOI A FORMA QUE ELE ENCONTROU DE DIZER" NÃO QUERO FICAR AQUI. ME COLOQUEM NA MINHA SALA."

QUANDO CHEGUEI AS CRIANÇAS ESTAVAM ENXUGANDO SUAS LÁGRIMAS AINDA, ELE ME VIU NOVAMENTE DEU UM SORRISO.

COMO POSSO NÃO FICAR FELIZ COM TAMANHA DEMOSTRAÇÃO DE CARINHO.

FIZEMOS VARIAS ATIVAIDADES FORA DA ESCOLA, FOMOS A FEIRA AMBIENTAL, ESTAÇÃO DE CIÊNCIAS, PLANTAMOS ÁRVORES NO BAIRRO, REALIZAMOS APRESENTAÇÃO DE CONGO ( MÚSICA E DANÇA DO FOLCLORE DO MUNICÍPIO DE CARIACICA), VISITAMOS PARQUES, FIZEMOS VARIAS COISAS JUNTOS.

EM UMA CERTA REUNIÃO DE PAIS A MÃE DESSE ALUNO FEZ UM RELATO, FIQUEI SATISFEITA POR SABER QUE DE FATO REALIZO A FUNÇÃO SOCIAL DA MINHA PROFISSÃO.

" _ ANTES EU PASSAVA NA RUA E AS PESSOAS OLHAVAM PARA MIM E DEPOIS PARA O MEU FILHO. HOJE EU ANDO NO BAIRRO E AS PESSOAS CONHECEM O MEU FILHO E EU NÃO SEI QUEM SÃO ESSAS PESSOAS."

DE ALGUMA FORMA ELE CRIOU RELAÇÕES COM O ESPAÇO E AS PESSOAS DE SUA COMUNIDADE QUE ANTES AINDA NÃO TINHA SIDO POSSÍVEL.

ESTOU SATISFEITA COM AS MINHAS ESCOLHAS.

HOJE ELE CONTINUA NA ESCOLA ONDE TRABALHO E ACREDITO QUE TEM ENSINADO MUITO A TODOS QUE COM ELE CONVIVEM.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.