segunda-feira, julho 19, 2010

DISLEXIA


Resumo da palestra proferida pela fonoaudióloga Marianna Ramos CRFª 6674-ES
Especialista em Psicomotricidade , Fonoaudióloga das APAEs – Cariacica e Domingos Martins

Dislexia O que é?

(do grego: dis = difícil, dificuldade; lexis = palavra)


É um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.
É Hereditária;
É Genética (gene DYXC1);
Tem origem Neurológica (falha no hemisfério esquerdo posterior cerebral – não funciona adequadamente à leitura);

Sintomas apresentados:

Dificuldades com a linguagem e escrita ;
Dificuldades em escrever; Disgrafia;
Dificuldades com a ortografia;
Lentidão na aprendizagem da leitura;
Discalculia;
Dificuldades em seguir indicações de caminhos e tarefas mais complexas;
Desatenção e dispersão;
Dificuldades para compreender textos escritos;
Dificuldades com a linguagem falada;
Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.);
Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares;
Dificuldade com a percepção espacial;
Confusão entre esquerda e direita;
Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...
Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...
Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..
Dificuldade na matemática e desenho geométrico;
Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias)
Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma;
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: ( a-o; c-o; e-c;f-t; h-n; i-j;m-n; v-u ...)
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: (b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e...)
Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e, cujos sons são acusticamente próximos: (d-t; j-x;c-g;m-b-p; v-f...)
Inversões parciais ou totais de silabas ou palavras: (me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla...)
Dificuldades em aprender uma segunda língua.

É importante lembrar que a criação portadora de dislexia apresenta bom desempenho em provas orais.

Sinais de Alerta

Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança.

A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".

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