quarta-feira, agosto 18, 2010

PROJETO

PROJETO: CONHECENDO O BAIRRO DA ESCOLA

Áreas: Artes, história, geografia e português

Fontes de informação: Livros de Cariacica, fotos antigas, visitas e outros


Colaboradores: Familiares, líder comunitário e outras pessoas da comunidade.


Justificativa

Conhecer a história de lugares que significativos em nossa vida permite reconhecer que somos parte dessa história. Além disso, aprofunda os conhecimentos já construídos a respeito das mudanças que ocorreram em nossa cidade, em função dos avanços tecnológicos, do modo como os agrupamentos humanos ocuparam o espaço urbano, das necessidades e anseios das pessoas para responder a diferentes demandas
O uso de fontes vivas, através do depoimento de antigos moradores, é a melhor forma de conhecer o bairro em outros tempos, relacionando essas informações a outras (a partir de fotos e textos escritos) permite ampliar a visão dos alunos do que seja uma pesquisa histórica, reconhecendo a importância de tais depoimentos e seus autores.
A partir dessas fontes, temos a possibilidade de uma dimensão mais humana e afetiva na compreensão das diversas mudanças ocorridas através do tempo no espaço que nos rodeia.

Objetivos

Nesta seqüência de atividades se propõe que os alunos façam uma pesquisa sobre a história do bairro onde se localiza a escola. Além da leitura de textos que abordam o processo de urbanização da cidade, que contribuiu para a formação de diversos bairros e entrevistas a antigos moradores do bairro.

• Conhecer as mudanças que aconteceram através do tempo, na paisagem do bairro onde fica a escola, identificando-as às ações do homem em seu meio.
• Relacionar algumas características da paisagem de diferentes épocas ao modo de vida das pessoas.
• Reconhecer algumas características do entorno como respostas a necessidades dos diferentes grupos humanos que ocupam o espaço urbano.
• Saber localizar-se no espaço, utilizando-se de pontos de referência compartilhados.
• Utilizar a linguagem oral, numa situação de entrevista, como ouvinte e tomando a palavra para colocar questões pertinentes.

Materiais
• Textos do livro Cariacica.
• Mapa da cidade de Cariacica e do bairro.
• Registros e demais documentos do bairro e da escola.

Etapas
Preparação do professor
Antes de propor o trabalho em classe, sugerimos que os professores identifiquem as fontes que possam contribuir para a pesquisa.
Para que o trabalho fique mais interessante, é importante pesquisar no bairro, em diferentes entidades (a própria escola, a igreja mais próxima, em clubes ou associações de moradores) quem são os habitantes mais antigos, para convidá-los a conversar com os alunos, além de solicitar-lhes fotos e outros materiais que ilustrem aspectos do bairro e do modo de vida de seus habitantes.

Pesquisar esse material com antecedência é uma forma de se planejar melhor, sabendo com antecedência os recursos com os que se pode contar.

Passeio pelo bairro
Por estudarem na escola, espera-se que os alunos conheçam o bairro onde esta se localiza. No entanto, é comum que tenham um conhecimento intuitivo em relação aos trajetos que percorrem diariamente, e dificilmente conseguem comunicá-lo aos demais, sem que haja uma ação voltada para tal aprendizagem.

Sugeriro que se organize um passeio pelo bairro, saindo da escola em direção a algum lugar conhecido dos moradores da região (uma praça, uma igreja, um prédio público). No percurso, orientar os alunos para que observem atentamente o que existe no caminho (residências, comércio, áreas verdes), o estado de preservação e o trânsito nas ruas (pavimentadas ou não, limpas ou não, movimentadas ou calmas), as condições para os pedestres etc.
Antes desta saída, é interessante que o professor mostre aos alunos um mapa ou croqui que representa o percurso que será feito, assinalando alguns dos pontos de referência por onde se passará.

Conversar sobre este mapa, saber se conhecem ou não os pontos indicados, além de ser uma forma de antecipar como será o passeio, também favorece que os alunos aprendam a se localizar no espaço utilizando essas representações. Sugerimos que cada aluno tenha este mapa durante o passeio e, à medida que passem por pontos importantes no trajeto, localizem-nos no mapa.

Durante o passeio é interessante registrar de alguma maneira o que vêem: podem levar uma máquina fotográfica ou fazer desenhos a lápis. Além disso, recorrer constantemente ao mapa para saber decidir como prosseguir para chegar ao destino combinado, verbalizar e pedir aos alunos que também o façam se é preciso seguir em frente, virar à direita ou esquerda permite que os alunos se familiarizem com estas noções espaciais.
Após o passeio vem o momento de trocar impressões e anotar algumas observações. Esta tarefa é facilitada se algumas perguntas orientarem a conversa. É importante que os alunos conheçam essas perguntas antes do passeio, pois lhes indica para onde é preciso direcionar sua atenção.

Sugestão de perguntas:
• No percurso realizado há mais casas ou prédios?
• Há mais imóveis residenciais ou comerciais?
• As moradias compõem-se principalmente de residências luxuosas, médias ou mais humildes?
• Encontramos áreas verdes em nosso caminho? Em que estado de conservação?• As ruas estão bem pavimentadas? Há um tráfego intenso de veículos?
• As condições para que fizéssemos o passeio foram boas (estado das calçadas, facilidade para atravessar ruas etc.)?

Após o passeio é interessante que os alunos organizem um pequeno texto em que descrevem seu bairro para uma pessoa que não o conhece. Além da oportunidade de escrever um texto descritivo, esta também é uma forma de sistematizar aquilo que os alunos observaram.

Pesquisa em textos
Depois do passeio, pode-se fazer uma consulta a registros escritos que aborde a história do bairro em que se encontra a escola, como o projeto político pedagógico.
Neste momento também é interessante buscar informações sobre a escola (na própria secretaria ou em outros órgãos)
Há quanto tempo ela existe?
O que funcionava antes naquele espaço?
Quais as mudanças por que passou a escola?

Entrevista com antigos moradores e outras fontes
Pesquisar na comunidade quem são os antigos moradores(envolvendo os alunos nessa tarefa) e convidá-los a comparecer à escola para que tragam seus depoimentos é uma forma de propiciar aos estudantes uma maior compreensão de como era o bairro, quais as principais transformações por que passou, quais os motivos que levaram a tais mudanças, além de conhecer como era a vida antigamente, como as pessoas se divertiam, como se locomoviam de um lugar a outro, quais os principais problemas que enfrentavam.
Ao mesmo tempo em que acompanham de maneira respeitosa o relato de uma pessoa que traz informações tão ricas, comparam o modo de vida do passado com o atual, percebem o que permaneceu e o que mudou (por exemplo, pode ser que no depoimento seja colocado que antigamente as pessoas não tinham tanta preocupação com a segurança de suas casas, que era comum que as portas permanecessem destrancadas, o que hoje não se mantém. Por outro lado, pode-se constatar que algumas coisas permanecem, como o uso da praça no final de semana, como espaço de lazer).

Outro dado que é interessante explorar nesse momento refere-se à escola: perguntar ao convidado se ela sempre esteve lá, o entrevistado se lembra o que existia antes da construção do prédio da escola? Este prédio já teve outra função? A escola sempre foi assim ou passou por reformas?

Antes da chegada do visitante, é interessante orientar os alunos a ouvir atentamente o que o convidado tem para nos contar. Além disso, organizar algumas perguntas, que os próprios alunos se encarregarão de propor torna a atividade mais produtiva.

Além da entrevista, aprender sobre a história do bairro também pode se dar através de fontes materiais: fotos que mostrem cenas antigas do bairro, objetos que eram usados antigamente, documentos escolares (boletins e carteirinhas onde se anotava a presença) também permitem visualizar as mudanças em relação à realidade atual.

Culminância
Como produção final, sugerimos que os alunos construam um texto coletivo em que contem a história do bairro, sem deixar de incluir as informações que aprenderam na pesquisa em fontes escritas e a partir do relato das pessoas que contribuíram para o estudo.
O texto pode ser enriquecido com diversos registros visuais (fotos, desenhos) e, se for possível, poderá ser construído um caderno com os registros dos alunos sobre as impressões obtidas.

Texto baseado em um projeto organizado pela prefeitura de São Paulo

ENTREVISTA

Qual é o seu nome, sua idade e sua escolaridade?
Há quanto tempo você é presidente da Associação de Moradores do bairro Vista Mar?
Porque você se tornou presidente da Associação de Moradores do Bairro Vista Mar?
Como foi para você acompanhar o crescimento do bairro?
E essa quantidade de novas casas e prédios, comércio, aumento do fluxo de trânsito melhorou ou piorou o bairro?
Você vê algum outro tipo de problema ocasionado pelo desenvolvimento?
Existe alguma coisa, em sua opinião, que falta no bairro?
Identificamos um problema sério no bairro, a questão do lixo espalhado pelas ruas. O que você acredita que deve ser feito?
Qual deve ser o papel da presidente da Associação de Moradores na resolução desses problemas?
Qual é o seu sonho para o futuro do bairro Vista Mar?


Veja algumas fotos da visita feita ao Bairro Vista Mar.















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