JOAN MIRÓ (Pintor, escultor) (1893-1983)
Miró iniciou sua formação como pintor na escola de La Lonja, em Barcelona. Em 1912 entrou para a escola de arte de Francisco Gali, onde conheceu a obra dos impressionistas e fauvistas franceses. Nessa época, fez amizade com Picabia e pouco depois com Picasso e seus amigos cubistas, em cujo grupo militou durante algum tempo. É desse período sua obra Auto-retrato. Em 1920 Miró instalou-se em Paris (embora no verão voltasse para Montroig), onde se formara um grupo de amigos pintores, entre os quais estavam Masson, Leiris, Artaud e Lial.
Dois anos depois adquiriu forma La masía, obra fundamental em seu desenvolvimento estilístico posterior e na qual Miró demonstrou uma grande precisão gráfica. A partir daí sua pintura mudou radicalmente. Breton falava dela como o máximo do surrealismo e se permitiu destacar o artista como um dos grandes gênios solitários do século XX e da história da arte.
A famosa magia de Miró se manifesta nessas telas de traços nítidos e formas sinceras na aparência, mas difíceis de serem elucidadas, embora se apresentem de forma amistosa ao observador.Miró também se dedicou à cerâmica e à escultura, nas quais extravasou suas inquietações pictóricas.Entre suas obras mais importantes estão Carnaval de Arlequim (1924-25) e O Caçador, ou Paisagem Catalã (1923).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.