quinta-feira, outubro 07, 2010

IDENTIDADE

Me conhecendo melhor
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social.A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as , ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.
Objetivos
 Conhecer a história de seu nome e seu significado;
 Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
 Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
 Desenvolver habilidades sociais;
 Identificar fontes históricas sobre sua vida;
 Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
 Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
 Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
 Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
 Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
 Desenvolver á auto-estima;
 Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
 Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
 Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;
 Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.
Série Envolvida
 2º Ano.
Disciplinas Envolvidas
 Linguagem Oral e Escrita
 Matemática
 Artes Visuais
 Música
Recursos
 L ápis diversos
 Giz de cera
 Hidrocor
 Papeis diversos (fichas)
 Tesouras
 Colas
 Internet/computador
 Fotos
 Espelhos
 Rádio/cd
Etapas do Projeto
Linguagem Oral e Escrita.
 Pesquisa com os pais: Do significado dos nomes da história de sua vida.
 Pesquisa na Internet: Brasões dos sobrenomes.
 Pesquisa: significado de cada nome.
 Cada aluno irá questionar seus pais e antecessor sobre a história dos sobrenomes da família e seus brasões ao trazê-los em sala de aula iremos fazer observações sobre cada um.
 Balões mágicos: Separe um balão e um pedaço de papel para cada aluno.Peça para cada criança escrever seu nome e colocá-lo dentro do balão.Todos deverão encher o balão e quando terminarem a proposta é que brinquem, jogando balões para cima, deixando que se misturem com os outros.Ao sinal cada um deverá pegar um balão e estourar.Depois que virem o nome do colega que pegaram, cada aluno irá fazer um crachá para ele, desenhando o que quiser.
Matemática
 Quantidade: Fazer comparações entre o seu nome e os nomes dos colegas.
 Quantos nomes começam com a mesma letra?
 Quantas letras têm o meu nome (colar palitos na quantidade correspondente).
Artes Visuais
 Construção de uma boneca de pano: Com as crianças sentadas em círculo, conte uma história de recém nascido, que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e todas as suas fases até a idade da turma.Em seguida, proponha construir juntos uma boneca para representar a todos.Após pronta a boneca cada criança levará para casa, um de cada vez, juntamente com o questionário da pesquisa. Os pais devem ajudar a criança nos cuidados com a boneca contando para elas a sua história e assim respondendo o questionário.
 Caixa surpresa: Caixa de papelão enfeitada com um espelho colado no fundo.O professor dirá às crianças que trouxe um presente especial. Reúna as crianças em círculo e comente sobre as diferenças entre elas. Então passe a caixa para que cada um veja a surpresa.Avise “Ao abrirem a caixa vocês encontrarão uma surpresa”. Deixe que cada um se surpreenda e se observem com calma.
 Auto-retrato: Baseado na obra de Tarsila do Amaral, cada aluno fará seu auto-retrato.

Boneca confeccionada para utilizar com as crianças, cada dia uma leva-a para a casa e questiona aos pais sobre seu nascimento.
Musica
 Apresentação da música: “A gente tem sobrenome”; Toquinho.
 Através da música trabalhar com danças e expressões.
Tempo Previsto
 Um a dois meses.
Culminância
 Convite aos pais, autoridades e demais séries.
 Livros individuais: autobibliografia. Faça download aqui!
 Coreografia da música: “Gente tem sobrenome”
Avaliação
 No decorrer do projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas do tema a serem trabalhados, compartilhando todo o material produzido na sala de aula.
 Realizando avaliações ao longo de todo o processo.
Autora : Naiara de Sá - Estudante de Pedagogia de Taquaritinga - SP
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.