PROJETO LITERATURA INFANTIL
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem oral, português, Matemática, Estudos Sociais, Movimento e Arte.
DURAÇÃO: 8 MESES
DE: 02/05/ à 14/12/06
GRUPO II VESPERTINO
TURMA: 3 ANOS
PROFESSORA: ADRIANA ARANHA CARDOSO
PEDAGOGA: ASCENIRA ALVES BERGAMACHI
JUSTIFICATIVA:
O projeto pedagógico literatura infantil, oferece a proposta de enriquecer a imaginação dos alunos, proporcionando-lhe a oportunidade de criar, tornando assim uma leitura prazerosa.
Segundo Malamut,... “lidas ou contadas as histórias constitui-se em generosos processos educativo, pois ensinam recriando, dando a criança os estímulos e motivação apropriadas para satisfazer seus interesses, necessidade e sensibilidade”.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos uma forma lúdica de compreender o mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o gosto de ouvir e contar história;
Conhecer os diferentes tipos de histórias;
Resgatar os clássicos da literatura infantil;
Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
Estimular a criatividade e expressão corporal;
Incentivar o manuseio de livros, revistas, gibis e jornais.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Conto e reconto de histórias;
Montagem de livros de histórias;
Dramatizações;
Diferentes técnicas para apresentação da história: contadas, lidas, utilizando fantoches, histórias sem texto, clássicos e outras em vídeo;
Modelagem, maquete, máscara;
Músicas;
Desenhos livres;
Pintura com dedos;
Recorte e colagem;
Leitura de imagem;
Atividades contextualizadas integrando os conteúdos.
RECURSOS MATERIAIS
· Giz de cera;
· Giz colorido;
· Tinta guache;
· Massa de modelar;
· Papéis diversos;
· Cola e tesoura;
· Livros, gibis e revistas;
· Fita de vídeo.
RECURSOS HUMANOS
· Professor;
· Alunos.
AVALIAÇÃO:
Será continua no decorrer da pratica do projeto e será observada a mudança na ação do aluno.
BIBLIOGRAFIA:
MALAMUT, Éster. Contando ou lendo histórias na pré-escola.
Revista do Professor. Rio Grande do Sul, CPOEC, ano VI, nº 21, jan a mar.90, pág.05.06.
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