quarta-feira, outubro 13, 2010

MATEMÁTICA - CONTEÚDO

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
* Liga-pontos
*Escrever e completar sequencia numérica
*Atividades de análise de regularidades do Sistema de Numeração Decimal
*Ordenar números
CONTAGEM ORAL
*Rodas de música ou parlendas, nas quais seja possível trabalhar a sequencia numérica (ex: "Dez indiozinhos", "Um, dois feijão com arroz...)
*Fazer uso da contagem oral em brincadeiras (ex: pular corda)
NOTAÇÃO NUMÉRICA:
*Elaborar listas com: números de telefone, números de linhas de ônibus da cidade, números de placas de carro...
*Elaborar listas com números referentes a si próprio: idade, data de nascimento, número do calçado, peso, altura, número de irmãos, etc.
*Realizar momentos de culinária nos quais os alunos sejam convidados a pensar sobre a leitura e o significado dos números, que neste caso significam as quantidades dos ingredientes necessários para a realização das receitas.
*Promover momentos de marcação de pontuação em determinados jogos.
*Fazer etiquetas para facilitar a organização ou distribuição de materiais (ex: a quantidade de dados ou fichas guardadas em uma caixa).
*Ditado de números.
*Jogos de baralho, adivinhação ou que utilizem dados, nos quais o aluno tenha a oportunidade de registrar números.
*Calendário: fazer a marcação diária do calendário junto às crianças e recitar os números já marcados no mês. Também é possível recitar a quantidade de dias que faltam para a realização de algum evento importante para o grupo, como aniversários ou passeios. Marcar ainda acontecimentos importantes para a rotina do grupo, como o dia de ir à biblioteca, o dia da educação física, etc.
ESPAÇO E FORMA:
*Análise de posições e distâncias de objetos;
*Análise de fotos;
*Jogo: Onde está? (fichas com perguntas do tipo "Onde está... sua mochila?" - comunicar posições de objetos e pessoas);
*Trajetos;
*Uso do Tangram e malhas no trabalho com geometria - copiar figuras;
*Formas geométricas - características.
MEDIDAS E GRANDEZAS:
*Promover momentos de comparação de medidas das próprias crianças, como, por exemplo, fazer fichas de medida das crianças em diferentes épocas do ano, nas quais possam ser analisadas as variações;
*Jogos de pontaria;
*Medir distâncias usando diferentes recursos - passos, por exemplo;
*Peso - das crianças, de alimentos, de livros - usando balança;
*Estimativas;
*Promover momentos nos quais as crianças possam trabalhar com estimativas e comparações de grandezas de diferentes objetos, utilizando um vocabulário adequado;
*Propor momentos nos quais as crianças possam classificar materiais e objetos de acordo com critérios de grandeza (grande/pequeno, comprido/curto, grosso/fino...);
*Promover momentos nos quais as crianças possam refletir sobre os critérios de grandeza por meio da exploração de objetos, como sucatas, por exemplo;
*Realizar momentos de culinária nos quais as crianças sejam convidadas a explorar e refletir sobre as medidas convencionais e não convencionais necessárias para cada ingrediente (gramas, colheres, litros, quilos, pitadas, copos...).
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
*Leitura e interpretação de informações contidas em imagens;
*Coleta e organização de informações;
*Criação de registros pessoais para comunicação das informações coletadas;
*Exploração da função do número como código na organização de tabelas e gráficos;
*Informações (linhas de ônibus, telefones, placas de carros, registros de identidade, bibliotecas, roupas, calçados, etc.);
*Interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barras para comunicar a informação obtida;
*Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.