quinta-feira, outubro 07, 2010

NOSSO BAIRRO HOJE E SEMPRE

Nosso bairro:ontem, hoje e sempre
Marta Regina (T-49/Módulo Gestão/Ciclo Básico)


Tema: Nosso Bairro: ontem, hoje e sempre.
Público a ser envolvido – Alunos do Ensino Fundamental– 4ª série
Mídias a serem utilizadas – mídia impressa (livros, jornais e revistas) e computador.
Atores – professores da série, professor coordenador, pais e comunidade escolar.
Objetivos:
-Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos.
-Integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento.
-Desenvolver a atitude de colaboração.
-Desenvolver estudos sobre o passado da localidade, identificando as mudanças e as permanências nos hábitos, nas relações de trabalho, na organização urbana ou rural do bairro no qual está inserida a escola.
- Esclarecer os alunos sobre a importância da integração do texto e as imagens escolhidas na pesquisa.
- Desenvolver o domínio de ferramentas (editor de textos, navegação na internet, manuseio de figuras).
- Utilizar a internet como fonte de pesquisa e enriquecimento curricular.
Justificativa: com base nos PCNs da disciplina de História para o Ensino Fundamental Ciclo I, que tem como eixo temático a “História local e do cotidiano", através desse projeto os alunos iniciarão seus estudos históricos no presente, através da identificação das diferenças e das semelhanças existentes entre eles, suas famílias e a comunidade do entorno escolar. Com os dados do presente, a proposta é que desenvolvam estudos do passado, identificando mudanças e permanências nas organizações familiares, grupos comerciais, bem como a organização urbana ou rural do bairro e sua diversidade. O uso das TIC, nesse projeto,permitirá a exploração das tecnologias existentes na escola, possibilitando novas possibilidades de seu uso ,com o objetivo de socializar a todos os professores as vantagens e benefícios desses equipamentos como estratégia de enriquecimento curricular , na gestão de pesquisa.
Metodologia:
1. Dividir a turma em grupos com proposta de que façam a leitura das diversas fontes de informação, jornais, revistas que falem sobre o bairro.
2. Os alunos farão entrevistas com moradores locais, os mais antigos que encontrarem, construindo dados sobre a história do bairro por meio das memórias dos moradores.Os alunos deverão durante as entrevistas conseguir emprestados documentos, fotografias e objetos que recontem as memórias dos participantes. No caso de utilizar fotografias de pessoas, deverão solicitar autorização por escrito para "uso da imagem em um projeto escolar e publicação on line".
3. Cada grupo elaborará um texto coletivamente a partir das histórias dos depoentes citando as fontes de informação.
4.No laboratório de informática da escola, usando um scaner, digitalizarão as fotografias e documentos que quiserem inserir no texto , fotografando os objetos. As imagens serão salvas em formato jpg.
5. Criação de um Blog para socializar as memórias dos moradores do bairro, a publicação de textos diversos dos alunos: expressão de opiniões, poesias, narrativas, relatórios sobre o projeto, além da publicação de fotos e vídeos.
Período de realização: um bimestre.
Critérios de avaliação:
- do professor: avaliar se, a partir dos estudos desenvolvidos, o aluno se situa no tempo presente, reconhece diversidades e aproximações de modo de vida, de culturas, de crenças e de relações sociais, econômicas e culturais, pertencentes às localidades de seu próprio tempo e localizadas no espaço mais próximo com que convive (na escola, na família, na coletividade e em uma comunidade de sua região); avaliar ainda as conquistas do aluno no reconhecimento de que sua realidade estabelece laços de identidade histórica com outros tempos, que envolvem outros modos de vida, outros sujeitos e outros contextos.
- do aluno: deverá fazer uma avaliação individual quanto a sua participação no grupo, durante todo o projeto, emitindo uma nota/ conceito (auto-avaliação).
Forma de socialização das produções: exposição dos grupos em sala de aula das pesquisas realizadas. Durante as reuniões semanais de professores, deverá haver o acompanhamento do professor coordenador do projeto, através do relato dos envolvidos e finalmente através do blog, socializando com toda a comunidade escolar.
Referência do material pesquisado:
FREIRE, P. e SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.museudapessoa.net/historias
http://www.zinder.com.br/legislacao/pcn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.