segunda-feira, dezembro 20, 2010

MUSEU VALE DO RIO DOCE


Workshop AMAZÔNIA, A ARTE
Mostra em cartaz de 20 de outubro de 2010 a 16 de março de 2011.

O workshop AMAZÔNIA, A ARTE promoveu um canal mútuo de conhecimento por meio de atividades que estimularam a formação de estudantes, mediadores e professores. Os participantes foram convidados a visitar o Museu Vale com um objetivo bem demarcado: estabelecer diálogos e aproximações com as obras de arte expostas em AMAZÔNIA, A ARTE.

Após a visita à exposição, os alunos seguiram para uma atividade prática em atelier, onde tiveram a oportunidade de manusear e manipular materiais artísticos, descartáveis e reaproveitados para elaborar trabalhos de arte com exclusividade.

Devido à natureza do Museu Vale e às características da obra de arte contemporânea, optou-se por uma abordagem que contempla o VER, o SENTIR e o FAZER ARTE, sugerindo procedimentos de leitura, releitura e contextualização das obras no ensino da arte.

Um aspecto interessante dessa abordagem é que ela não se restringe a apenas um método; ao contrário, incentiva o uso de múltiplos métodos para que se concretize, levando em conta conteúdos, objetivos, recursos humanos e materiais.

Essa proposta propiciou a mediadores e professores refletir, utilizar e experimentar o acervo da exposição, fornecendo repertório para que desenvolvessem novas curadorias educativas, a fim de incentivar a autonomia de jovens, crianças e adolescentes na construção de suas próprias ideias.

Para que alcançassem um nível qualitativo, foi fundamental que essas atividades estivessem baseadas no comprometimento do Museu Vale com seu caráter sócio-educativo, propondo a arte como conhecimento, responsabilidade social e transformação.


Vânia Leal
Arte-educadora convidada


A professora Marcia Rangel acompanhou alguns alunos da escola Maria Paiva, cinco de meus alunos foram selecionados, e aqui esta o que eles aprontaram por lá.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.