quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Prova Brasil 5º ano: Procedimentos de Leitura

As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Paulo, que analisaram a prova, indicam como organizar atividades em sala de aula com textos diversos

Localizar informações em um texto (Descritor 1)
CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento. São Paulo: FTD, 1995, p. 149.
A bicicleta pode ser paga em
(A) três vezes. (B) seis vezes.
(C) dezoito vezes.
(D) vinte e seis vezes.

Análise
A resposta exige articular informações apresentadas no anúncio. Para saber que a bicicleta pode ser paga em três vezes – implícito na expressão “3X R$ 62,90 sem juros” –, é preciso conhecer a finalidade dos textos do gênero. O aluno tem de identificar o “X” como correspondente ao item lexical “vezes”, apresentado na pergunta.

Orientações
Realize em sala leituras regulares de textos organizados nesse gênero, trabalhando a capacidade de articular as informações apresentadas. Prossiga o trabalho com outros gêneros e diversos graus de complexidade. Exercite a capacidade de identificar as finalidades do texto e as consequências disso em sua organização, as informações necessárias para que ele cumpra sua função, os blocos de informações apresentadas, como se relacionam à finalidade etc.
Descobrir sentido da expressão (Descritor 3)
A boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As Reportagens de Penélope.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17.
Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – Vol. 8.

No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento” (l. 7), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de
(A) paciência.
(B) pena. (C) raiva.
(D) solidão.

Análise
Reler o texto avaliando o contexto e as pistas linguísticas e articulando as informações de diferentes trechos é o meio de cumprir a tarefa. Em seguida, a criança deve relacionar as possibilidades que levantou com as alternativas apresentadas na questão e selecionar a que considerar mais adequada.

Orientações
Para desenvolver essa habilidade com seus alunos, é importante ler e discutir com eles os diferentes sentidos que as palavras ou expressões podem adquirir em contextos diferentes. Em um momento posterior, sugira a leitura compartilhada, realizada de maneira coletiva ou em duplas. Ela é um ótimo recurso para exercitar a interpretação de um texto e a habilidade de inferir os significados que as palavras e expressões assumem.
Distinguir um fato (Descritor 11)
O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” (l. 8) expressa

(A) uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B) um comentário das amigas da dona da boneca.
(C) um desejo da dona de Guilhermina.
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.

Análise
Como a questão está baseada em um texto narrativo com linguagem fácil e com um tema muito próximo à realidade dos alunos, eles não têm dificuldade para encontrar a resposta correta.

Orientações
Leve a garotada a distinguir um fato da opinião sobre ele por meio do trabalho com gêneros variados em um mesmo ano de escolaridade. Em situações de leitura e escrita, aborde trechos em que apareçam opiniões sobre um aspecto, pontuando escolhas lexicais (adjetivação do fato ou das atitudes, uso de advérbios etc.), dos articuladores usados para introduzir opiniões e contraopiniões (no entanto, apesar disso etc.) e recursos de modalização (advérbios, verbo auxiliar modal etc.). Faça a turma relacionar as marcas linguísticas e a possibilidade de manifestar opinião.
Descobrir uma informação no texto (Descritor 4)
A terceira moça foi a escolhida pelo rapaz porque ela
(A) demonstrou que era cuidadosa e paciente.
(B) era mais rápida que as outras.
(C) provou que os últimos serão os primeiros.
(D) agradou a senhora da história.

Análise
O caminho aqui é compreender o texto como um todo e buscar o sentido que motivou a proposta da velha senhora. Apesar de as ações estarem descritas em uma linguagem simples, os valores que levaram a mulher a propor a prova (economia, não desperdiçar, ser paciente) podem não ser entendidos.

Orientações
Sugira a leitura coletiva de um texto semelhante e peça que os alunos levantem diferentes sentidos para as expressões destacadas e depois confronte-as com as pistas do texto. Analise com eles os caminhos feitos pelos colegas para encontrar a resposta. A seguir, apresente outro texto e proponha a mesma tarefa em dupla. Organize a socialização das conclusões enfatizando a necessidade de recuperar as pistas do texto que permitem sustentar as respostas e comente as posições diferentes que circulam na sala.
Descobrir uma informação no texto (Descritor 4)
O menino que mentia

Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
– Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
– Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

No final da história, pode-se entender que
(A) as ovelhas fugiram do pastor.
(B) os vizinhos assustaram o rebanho.
(C) o lobo comeu todo o rebanho.
(D) o jovem pastor pediu socorro.
Análise
A questão busca apenas a compreensão do sentido da expressão “perdeu todo o rebanho”. Para acertá-la, é necessário saber que o lobo é predador de ovelhas e relacionar as expressões “atacar as ovelhas” e “perdeu todo o rebanho” com a possibilidade de o lobo ferir os animais.

Orientações
É importante que as crianças leiam fábulas para conhecer o gênero e as pistas que ajudam na atribuição de sentido. Desenvolva uma atividade de leitura de fábulas, focando as diferentes formas de apresentação das características recorrentes desse gênero (conteúdo temático, organização do texto e recursos de estilo) e os diferentes sentidos que são construídos em cada uma das versões estudadas.
Identificar tema do texto (Descritor 6)
Sobrenome
 Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
com pedaços de pessoas diferentes:
a perna era de uma, o braço de outra,
05 a cabeça de uma terceira
e assim por diante.
Além de o resultado
ter sido um desastre
houve um grave problema
10na hora em que Frankenstein
foi tirar carteira de identidade.
Como dar identidade
a quem era uma mistura
de várias pessoas?
15A coisa só se resolveu
quando alguém lembrou
que num condomínio
cada apartamento
é de um dono diferente.
20Foi assim que Frankenstein Condomínio
ganhou nome e sobrenome
como toda gente.

PAES, José Paulo. Lé com Cré. São Paulo: Ática, 1996.1. O assunto do texto é como

(A) as pessoas resolvem seus problemas.
(B) as pessoas tiram carteira de identidade.
(C) o condomínio de um prédio é formado.
(D) o Frankenstein ganhou um sobrenome.


Qualquer vida é muita dentro da floresta

 Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma
05sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
10Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na
15terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.

ÍNDIOS TICUNA. Qualquer Vida É Muita Dentro da Floresta. In: O Livro das Árvores.
2. ed. Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues, 1998, p. 48

2. A ideia central do texto é

(A) a chuva na floresta.
(B) a importância do Sol.
(C) a vida na floresta. (D) o movimento das águas.
Análise A construção de um entendimento global requer relacionar todas as informações oferecidas no texto. O poema Sobrenome tem uma leitura fácil porque recuperar fatos narrados temporalmente é uma habilidade já construída nessa faixa etária. Além disso, ele apresenta um conjunto de palavras simples, com alguma rima, uma temática lúdica e uma linguagem muito próxima do universo infantil. Embora Qualquer Vida É Muita Dentro da Floresta também tenha uma linguagem de fácil compreensão para as crianças e metáforas simples, como “ilumina as folhas” ou “as luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra”, o texto apresenta recursos figurativos e poéticos, o que pode trazer maior dificuldade na reconstrução dos sentidos globais.

Orientações Uma boa atividade é pedir que todos leiam um texto individualmente antes da discussão coletiva. Oriente-os a, durante a leitura, ir agrupando blocos de informações e apontando as relações estabelecidas entre eles. Com o estudo do texto, é possível chegar ao conteúdo global e principal dele. Ofereça também aos estudantes oportunidades em que possam relacionar informações implícitas e explícitas e realizar inferências para construir o sentido global do texto. Para ajudá-los nessa tarefa, oriente-os a anotar ao lado de cada parágrafo do texto que estão lendo o que acham ser a ideia mais relevante abordada ali.

4 comentários:

  1. Minha amig,
    ADOREI as sugestões, pois teremos prova Brasil em 2011...
    Super beijo

    ResponderExcluir
  2. eu vou fazer prova brasil amanhã tudo oque eu li vai me ajuda muito

    ResponderExcluir
  3. vou fazer a prova brasil amanha acho que isso ira mim ajuda muito a concigir acertar todas obrigada pela ajuda mais teria que ter mais opcoes para gente responder

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.