sexta-feira, abril 22, 2011

VARIOS PROJETOS

PROJETO CONSUMO CONSCIENTE
OBJETIVO GERAL

•Despertar nos alunos da Escola Estadual Marlene Marques de Barros juntamente com a comunidade a responsabilidade de serem consumidores conscientes

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Sensibilizar os alunos quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas; 
• Desenvolver práticas de consumo condizentes com a política sustentável; 
• Divulgar a importância do consumo equilibrado (que visa a conservação ambiental), a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural; 
• Contribuir com a conservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida; 
JUSTIFICATIVA

Desenvolver trabalhos que envolva a conscientização dos alunos quanto ao consumo de produtos fundamentais para a sobrevivência do homem, é uma preocupação que deveria nortear constantemente o trabalho pedagógico do professor de qualquer área. Verificar o desperdício gerado diariamente em sala de aula pelos alunos. Ao perceber que a progressão escolar, não garantia ao aluno o desenvolvimento de sua consciência da necessidade de preservar e proteger seu meio ambiente. Diariamente, em sala de aula, via-se um aluno ou outro rasgar, amassar e jogar folhas de seu caderno no lixo. Isto acontecia com muita freqüência e nos deixava indignados. Diante de tal situação, a reação sempre foi conversar com os alunos. Procurava despertar nestes uma postura de consumo consciente. Porém pouco êxito obtinha. Pensamos então na temática "consumo consciente.

METODOLOGIA

O encaminhamento inicial será uma conversa com os alunos sobre suas próprias atitudes no dia-a-dia na sala de aula e em sua casa. Os alunos serão questionados pelos professores sobre vários itens, entre eles: O que você consome durante as aulas (balas, chicletes e muitos pirulitos)? Como é sua alimentação (arroz, feijão, bife, batata frita) Os professores levarão os alunos a uma reflexão sobre suas atitudes em sala e em sua casa. Fazer assim o levantamento da possibilidade de execução de um projeto de trabalho, com o objetivo de trabalhar os componentes curriculares que atendam tal problemática e também promover a inserção das tecnologias no processo educativo. Fazer um cronograma de agendamento das aulas a serem desenvolvidas com aparatos tecnológicos. Realizar atividades como: gincanas, pesquisas e aulas de campo e exposições de fotos e cartazes dos trabalhos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO

O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles tiveram no final das aulas. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada (PERRENOUD, 1999), tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extra-classe, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos. Além disso, será elaborada e aplicada avaliação escrita, na qual será constituída por questões objetivas e dissertativas, envolvendo todos os temas. Por meio do desempenho que tiverem na avaliação escrita e em todas as atividades propostas e desenvolvidas será atribuído conceito individual aos alunos.


RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos revisem suas atitudes de consumo praticadas na sala de aula e em suas casas para que ocorram mudanças em seus hábitos, consumir de forma responsável, evitar o desperdício, economizar água e energia elétrica, etc. Assim, o objetivo principal que norteia a realização deste projeto é despertar no aluno responsabilidade 




A MÚSICA EM SALA DE AULA

A arte possui um alto valor de exposição da realidade, julgamos que a música seja um ótimo instrumento pedagógico e um excelente recurso para reflexão crítica e percepção dos fenômenos sociais, sendo, além disso, um tipo de manifestação artística que desperta a sensibilidade, a imaginação, facilitando no aprendizado, na transmissão de ideais e nas interpretações sobre realidade.

O TRABALHO QUE REALIZAMOS TEM COMO OBJETIVOS:

usar a música associada à sociologia e filosofia, como estratégia para reflexão sobre a realidade; 
Despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observação de questões da sua própria realidade, acreditando no grau de penetração que as mensagens das músicas exercem nos indivíduos; 
Possibilitar aos participantes do projeto o acesso a diversos estilos musicais, para que a partir daí, construam seus gostos não mais absorvendo apenas o que a indústria cultural lhes impõe como padrão.


A METODOLOGIA UTILIZADA:

Consiste basicamente na escuta ativa de músicas na aula, seguida de momentos para a reflexão a respeito dos temas que a música expõe e sobre os sentimentos por ela despertados nos alunos. 
Leitura de textos acompanhada de debates, perguntas, questionamentos, inferências às concepções de verdade e falsidade relacionadas à realidade contemporânea, reconhecimento do processo de desenvolvimento racional e cognitivo na história da
humanidade e dos saberes por ele desenvolvido.

RECURSOS:
• Espaço físico (sala de aula), 
• Data Show, 
• Notebook, 
• Pen Driver, 
• Fotografias, 
• Cola para papel, papel sulfite, 
• TNT, 
• Pincéis atômico, canetinha, giz de cera, 
• Pistola para cola quente com bastão, 

AVALIAÇÃO:

Por meio da participação, interesse e envolvimento dos educandos em trabalhos, debates, como também, das correções das atividades extraclasse.

COMO RESULTADOS ESPERADOS TEMOS:

A melhoria do nível de aprendizado dos alunos em outras disciplinas, devido ao desenvolvimento cognitivo e sensitivo mediatizado pelas atividades com a música e o despertamento de um senso crítico mais aguçado. A música é um instrumento importante no processo de aprendizado dos alunos, melhorando o desempenho dos indivíduos, facilitando a criação de uma reflexão crítica a respeito da realidade.


BIBLIOGRAFIA:
ISSEVH.ProgramaSathya Sai de Educação em Valores Humanos para Adultos.São Paulo.Instituto Sri Sathuya, 2001.




PROJETO: MEIO AMBIENTE
TEMA:“A questão ambiental nas zonas urbanas”

TURMAS: Alunos do Ensino Médio e Fundamental




INTRODUÇÃO
A questão ambiental é um tema que vem sendo muito discutido nos últimos tempos, é um problema que segue desde a Revolução Industrial, sendo a sociedade moderna a principal responsável pelas alterações que o meio ambiente vem sofrendo. Assim no que se refere á área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. Devido o crescimento acelerado da população, o desperdício, a crescente urbanização e conseqüentemente o desenvolvimento industrial, sem um planejamento adequado agravam-se ainda mais os problemas com o meio ambiente no planeta. A sensibilização global para a questão ambiental nas últimas décadas do século XX- representada pela escassez de água e poluição crescente, generalizadas e mais significativamente perigosas- leva inúmeros sociólogos a crerem em seu reflexo sobre a própria transformação das instituições sociais. O desafio da teoria social contemporânea consiste em construir conceitos que possibilitem compreender o significado e as tendências mais perenes da transformação das praticas sociais induzidas pelas interferências sociais no meio natural e seus reflexos na configuração das instituições que regulam as próprias práticas sociais. Acreditamos que o desenvolvimento da sociologia Ambiental dependerá de uma ampliação de sua base empírica que garanta a condição necessária e suficiente para a elaboração dos fundamentos teóricos que serão capazes de responder ás questão sobre a influencia do meio natural artificializado nas instituições da sociedade.
Desta maneira, para verificar as alterações antrópicas no meio urbano e também deverá ser levados em consideração todas às informações adquiridas em livros, revistas, jornais e da realidade local da comunidade, tendo em vista, que essas alterações são causadas devido à fixação humana e seu desenvolvimento.


OBJETIVO GERAL

-Fazer com que os alunos da Escola Estadual Dep. Ubaldo Monteiro da Silva tenham a oportunidade de visualizar ou tomar consciência da harmonia funcional existente entre os elementos da natureza através de um sistema integrada de produção espacial criada e modificada constantemente com o meio, de maneira a colocar em evidência a importância de preservar o espaço onde estão inseridos.


OBJETIVO ESPECÍFICOS

-Fazer com que os alunos conheçam e estabeleça uma relação homem-meio ambiente antes o pós-modernidade.
-Verificar a realidade ambiental no bairro Jardim dos Estados e nos bairros vizinhos;
-Fazer um com que os alunos tenham maior conhecimento e conscientização dos problemas ambiental local e mundial; 
-Proporcionar aos alunos os meios necessários para que os mesmos sejam capazes através de tabelas, gráficos maquetes, fazer a interpretação, o registro das informações coletadas;
-Identificar os locais de maior incidência das ações antrópicas nos bairros envolvidos;
-Avaliar quais as conseqüências que as ações antrópicas trazem para a biodiversidade;
-Buscar a conscientização através de leitura e debates da necessidade de preservar o espaço onde vive. 





JUSTIFICATIVA

Esse projeto será realizado com a finalidade de resgatar o processo histórico do desenvolvimento da tecnologia e conseqüentemente o surgimento da modernização, através do qual será possível fazer um comparação da relação homem -natureza, no passado, no presente e no futuro verificando os impactos ocorridos e como essa realidade se apresenta hoje. Assim poderemos observar as ações antrópicas no espaço onde vivemos, pois, através de leitura debates, questionamentos e realizações de diversas atividades será possível propor ações no sentido de buscar soluções amenizadoras dos impactos ambientais urbanos ocorridos ao longo dos anos. Com isso os alunos poderão questionar á sua realidade, pois, o questionamento, por si só, é importante, mais sua dimensão criadora e critica só se revela em toda plenitude quando aquele que indaga procura construir, ele próprio, os instrumentos que lhe trarão respostas mais compensadoras.


METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho será feito à análise das características ambientais no bairro Jardim dos Estados e bairros vizinhos, observando suas causas e conseqüências, sendo feito o registro com fotos. Também será desenvolvido em sala de aula atividade referente ao assunto como: leitura, seminários, cartazes, maquetes, produção de textos, musicas, paródias. 

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela participação e desenvolvimento das atividades realizadas. Será levado em consideração a criatividade, produção individual e em grupo e também a sua interatividade com o tema do trabalho. 
RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos adquiriram uma postura critica em relação á situação que se encontra o espaço urbano onde vivem, espera-se que possam ter consciência da a um sentimento capitalista está importância que o meio ambiente tem na vida de qualquer ser, pois tudo tende a ter um equilibro e o homem movido fazendo uma serie de transformações no planeta, transformando e destruindo, sem preocupação com o equilíbrio do qual a natureza necessita. 


O projeto foi desenvolvido com sucesso, os alunos participaram bastante, mostraram-se interessados e trabalharam em grupo, foi muito gratificante.



Projeto: ”Sei não, só sei que me contaram assim” _ Causos_
Justificativa

Agora neste segundo semestre, percebi a dificuldade que os alunos têm com relação à língua escrita: alguns não escrevem convencionalmente e outros apresentam muitos problemas de ortografia e entendimento de texto.Mas o mais grave de todos os problemas é o fato de que vários alunos não gostam de ler.Um bom trabalho de linguagem seria importante para despertar o hábito da leitura nos alunos.
Pensei num tipo de texto que pudesse ajudar os alunos a reconhecer as diferenças entre linguagem oral e linguagem escrita, dando oportunidades de apreciar as narrativas contadas e lidas. Um repertório de causos pareceu-me apropriado para este momento por ser mês do folclore e muito apropriado para esta época. Trata-se de narrativas populares, que pertencem a tradição oral, narradas em 1ª pessoa e que contam algo que o narrador quer fazer passar por verdade.
Lendo e pesquisando causos, ouvindo outros trazidos pelos funcionários e seus familiares, e comparando com outros contos de tradição oral, de temática semelhante aos causos, os alunos terão condições de montar um pequeno livresco sobre causos do passado e do presente, resgatando parte da cultura como elemento integrador da comunidade que tem sido esquecida pela humanidade e que é um elemento constituinte da identidade nacional..


O que se espera que os alunos aprendam? Objetivos Específicos:

_Ler e atribuir sentido aos causos.
-Distinguir causos de outras narrativas que conhecem.
_Distinguir linguagem oral de linguagem escrita.
_ Contar causos.
_ Registrar causos por escrito.
_Planejar e executar tarefas em grupo.
_ Valorizar os saberes dos mais velhos e de outras pessoas da comunidade.
_ Gostar de ler e ouvir estórias.
_ Usar o computador e livros como ferramentas de pesquisa.


O que o professor deve garantir no Projeto:
_ Ler e estudar causos durante todo o projeto para ampliar o repertório do grupo.
- Promover momentos em que os alunos contam causos para que possam se envolver com o texto oral, reconhecer e usar características desse tipo de narrativa.
_ Garantir que todos os alunos tenham um livro ou uma cópia dos contos tradicionais para que possam ensaiar estratégias que auxiliem a compreensão da leitura.
_ Promover o uso do dicionário para que ampliem o vocabulário e compreendem melhor o significado do texto.
_ Combinar com os alunos momentos de contar histórias para que possam compreender a importância e a necessidade do preparo para se ler em voz alta.
_ Propor questões que façam os alunos pensarem sobre este tipo de texto, dando a eles mais elementos para compreender e distinguir as características da linguagem oral e da linguagem escrita.

tapas previstas: Metodologia
_Conversar com os alunos sobre a idéia de montar um livresco com contos populares e causos para doá-los às outras crianças.
_ Contar causos para os alunos e observar se eles percebem as características principais desse texto, se conhecem histórias desse tipo, contadas pelos pais, avós, amigos, trazidas de outras regiões. Pedir que contem alguns casos e ou escrevem um causo conhecido ou inventado.
- Dividir a classe em quatro grupos; dois grupos lerão com o propósito de contar oralmente o que leram .Os outros dois farão uma leitura do texto impresso em voz alta.Discutir e compreender as diferenças entre ler e contar.
Dividir a classe em quatro grupos para as seguintes tarefas:
- Pesquisa de causos com funcionários da escola e com as famílias. Saber como esses causos surgiram.
_ Digitação de causos recebidos por meio da pesquisa para a construção de um acervo.
_Confecção de mural com cartazes e informações sobre o projeto.
- Seleção de estórias que serão dramatizadas e planejamento da divisão de papéis e efeitos sonoros.
_ Promover uma tarde de causos para que todos os parceiros que participam, de perto ou à distância, possam trocar causos.Essa atividade coloca em jogo tudo o que os alunos sabem sobre o que foi estudado.
_ Estruturar os textos com ilustração com intuito de montar um livro.


Avaliação
Acompanhamento das produções, escrita e reescrita dos causos da linguagem oral para a linguagem escrita na forma padrão.

Bibliografia
Alexandre e outros heróis, Graciliano Ramos, Record.
Casos de minas, Olavo Romano, Paz e terra.
Contos de assombração, àtica.
Contos tradicionais do Brasil, Câmara Cascudo, Ediouro



Projeto: Todos contra a Dengue
INTRODUÇÃO


Este projeto será aplicado no intuito de identificar, conscientizar e erradicar a proliferação do vetor Aedes aegypti, conhecendo e compreendendo de modo integrado e sistêmico sobre o ciclo, a profilaxia e o tratamento da dengue no bairro Jardim dos Estados.

OBJETIVO GERAL
Verificar os fatores que contribuem para a incidência do vetor (Aedes aegypti) no bairro Jardim dos Estados localizado no município de Várzea- Grande MT.


JUSTIFICATIVA
Devido à grande característica da Dengue em se transformar em violentas epidemias, com alta taxa de mortalidade e agravos ao aspecto econômico já que os acometidos por elas necessitam de cuidados especiais, se transformou nos últimos anos um grande foco de pesquisa. Devido à importância desta endemia, se faz necessário a utilização de métodos de pesquisa para o melhor conhecimento dos hábitos de dispersão do Aedes aegypti juntamente com sua capacidade de disseminar a doença.


METODOLOGIA

A metodologia que será aplicada é de abordagem sintética através de um levantamento de pesquisa de campo com entrevistas e questionários abertos e fechados, distribuídos pelo bairro. Utilizaremos o método, obtido nas entrevistas formuladas possíveis hipóteses.


COLETA DE DADOS
Pesquisa de campo através de questionários, com revisão bibliográficas ( leitura de livros, jornais, etc), análise documental, filmagens e mapas.


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