quinta-feira, maio 12, 2011

Supremo mantém piso salarial nacional para professores


Valor atual é de R$ 1.187,97 para 40 horas semanais.
Lei foi questionada por cinco estados, RS, SC, PR, MS e CE.

É terrível ver como tratam a Educação em nosso país. As pessoas agem como se os profissionais fossem de 5ª ou 6ª categoria, criticam sua formação, enfiam na cara do professorado os pífios resultados da Educação no país, uns reclamam da má sorte da lei de Responsabilidade Fiscal sob a qual se escondem e as coisas andam como querem alguns. Anda bem devagar, não há pressa!
Professores mal formados, aqueles que têm emprego não tem salário, não pagam contas, não consomem cultura, não tem lazer, não tratam suas doenças ocupacionais (stress, síndromes diversas, calosidades e "fendas" vocais, câncer de pele - os que trabalham ao ar livre, doenças mais, enfim tudo.)
Professores que não tem "cadeira" (os milhares que se formam todos os anos...) e tem que disputar uma vaga a cada ano letivo nos sistemas de prefeituras e estados, onde fala mais alto, em geral, o "Q.I.", o apadrinhamento político, as regras obscuras do "concurso" de títulos. Alguns ainda se salvam!
Chega a ser trágico o valor que percebe um professor de nível superior comparado com funções que por vezes não há necessidade de capacitação superior apenas em nível médio. O que falar então de "profissionais" que ganham 10, 15 vezes o seu salário professor!? Aonde ir? A quem procurar? De que forma forçar o país a enxergar sua importância? Não há resposta alguma a isso.
Encerro transcrevendo mais uma parte da notícia do G1 que muitos professores provavelmente não estão nem a par ainda.
“Não me comove, não me sensibiliza nem um pouco argumentos de ordens orçamentárias. O que me sensibiliza é a questão da desigualdade intrínseca que está envolvida. Duvido que não haja um grande número de categorias de servidores, que não esta, que tenha rendimentos de pelo menos 10, 12, até 15 vezes mais que esse piso”, disse o ministro (Joaquim Barbosa).É no mínimo desqualificante para todo o país ver que para alguns policiais receberem uma promoção houve a necessidade de uma tragédia sem precedente na história educacional do Rio de Janeiro acontecer para que os olhos se voltassem para a Educação e a Segurança.
Aos policiais saudações pelo mérito e por todas as honrarias recebidas, aos professores...
Bem, a esses, desejamos que possam voltar para casa sem ver seus alunos serem trucidados por um lunático e que possam superar o medo e a insegurança que é lecionar em um país miseravelmente mendigo com a própria Educação.

Afonso Henrique 14/04/2011


http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/04/supremo-mantem-piso-nacional-de-salario-professores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.