sábado, janeiro 14, 2012

Algumas atividades ajudam na integração dos alunos no começo do ano.


Retirado do blog 

http://www.editoralua.com.br/PortalLua/GuiaPratico/Atividade.aspx?id=4&gp=HM

Objetivos
★ Sociabilização
★ Integração
★ Propiciar uma volta às aulas tranquila
★ Passar segurança aos alunos
Faixa EtáriaCrianças de 5º e 7º ano



Materiais

No mês de fevereiro, a agitação volta a tomar conta das escolas.
Os alunos novos estão ganhando intimidade com o espaço físico do colégio, com os funcionários, professores e colegas de sala.
Os alunos antigos já são mais acostumados com os ambientes, mas, assim como os novatos, querem se enturmar e conhecer a nova professora. Por isso as atividades de integração são tão importantes nesse começo de ano. Elas promovem uma aproximação espontânea entre as crianças, passando a segurança que elas precisam e demonstrando afeto e acolhimento.

A 1a semana dos menores

No colégio Domus Sapientiae, de São Paulo, a adaptação acontece gradativamente com as crianças de 2 e 3 anos. “Nos primeiros dias, esses alunos não ficam as quatro horas conosco”, conta Eliane Feboruk Lewaschiw, orientadora educacional do berçário e da educação infantil da escola. Segundo ela, os pais costumam fi car presentes nessa primeira semana e só aos poucos vai acontecendo a separação entre eles e as crianças. Com os alunos dessa faixa etária, os professores procuram explorar mais os espaços externos, como pátio, quadra, parquinho etc. E as atividades são mais livres, a maioria brincadeiras.
Segundo Eliane, o primeiro vínculo que as crianças formam é com a professora e só depois com os coleguinhas.


O começo dos mais velhos

Muitos desses alunos, com idade entre 4 e 6 anos, já freqüentaram escolas antes e estão em uma fase de readaptação, sobretudo porque, certamente, terão que se relacionar com professora e coleguinhas novos. Na primeira semana, os alunos do Colégio Domus Sapientiae são levados a explorar espaços como sala de aula, biblioteca, sala de vídeo, sala de contos etc. “Cada dia da primeira semana a professora escolhe um espaço diferente”, conta Eliane.

Dinâmicas de apresentação

Essas atividades e brincadeiras são ótimas maneiras de se quebrar o gelo entre os alunos e entre a criança e o professor, conta Eliana, orientadora educacional. Ela propõe algumas opções de dinâmicas, com os alunos do maternal ao pré.

Maternal I e II
Atividades em sala:
★ Recepção das crianças com fantoches e colocação dos crachás com os seus
respectivos nomes
★ Exploração dos instrumentos musicais de percussão e recepção com músicas de “Boas-Vindas” citando o nome de cada um

Atividades na quadra:
★ Bolinha de sabão
★ Brincadeiras com bola explorando todo o espaço e os brinquedos da quadra (boliche, dominó gigante, palitos gigante, etc )

Atividades no pátio:
★ Pula- pula
★ Brincadeiras de roda
★ Brincadeira no tanque de areia
★ Exploração dos brinquedos do pátio
(escorregador, balanço, trepa- trepa, etc)

2 comentários:

  1. Olá amiga,sei que estamos de férias,porém gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
    Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
    Pode ser um pequeno comentário, pois os critérios de avaliação são:
    a repercussão do texto e os comentários.
    Será que vc pode me dar uma força?
    Conto com a sua ajuda!
    Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
    Obrigada!Paz e Luz!
    Esse é o link:
    http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

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  2. Estava com saudades de suas sugestões maravilhosas! A imagem da postagem já dá ideia para uma excelente dinâmica com maletas de papel. Amei! Beijos, amiga.

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