quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Síndrome do ninho vazio!


Minha filha primogênita passou em 1º lugar para o curso de Meio Ambiente do IFES (Instituto Federal do Espirito Santo), fiquei muito feliz, mas ai que começaram os problemas, ela fez o curso para estudar em uma escola agrícola que fica no município de Santa Teresa, bem longe da minha casa e passou a morar na escola.

Minha casa esta ficando vazia, falta um pedacinho que ela preenchia. Meu ninho esta cada dia mais vazio, estou só esperando chegar a hora de ver as minhas outras filhotas partirem. Estou sofrendo da Síndrome do ninho vazio por antecipação.

Eu, curiosa por natureza, resolvi ler e entender um pouco mais sobre a síndrome do ninho vazio - um ciclo natural na vida de muitos pais - que deve ser encarado com naturalidade.


Pscológos orientam que o primeiro passo é entender a síndrome do ninho vazio como algum pontual e que tem hora certa para acabar. De ínicio pode haver uma base depressiva, porém a síndrome ocorre com a saída do filho de casa ou até mesmo a morte. A duração se estende até o momento da separação ou até a família construir uma nova rotina. 

Depois que uma criança nasce o som de uma casa jamais é o mesmo....além do choro, brinquedos barulhentos, festas, risadas, enfim...uma infinidade de eventos que segue até a vida adulta. Porisso a dificuldade em se lidar com o silêncio.

Para amenizar o sofrimento vale a pena renovar!. Refaça sua agenda, idealize novas conquistas, busque prazer em atividades que te faça feliz e lembre-se: Sua missão como mãe foi atingida e seu filho foi realmente criado para o mundo.

Um comentário:

  1. Olá amiga querida!
    Saudades... Estou a aproveitar esta paragem de Carnaval pra visitar os amigos e desejar um Bom Carnaval!
    Tem selinho para vc lá no meu blog!!
    Este é o link do mimo:
    http://dl.dropbox.com/u/2444571/Meu%20Blog/2012/feliz%20carnaval_mimo.gif
    Ofereço com maior carinho!
    um grande beijinho e um bom inicio de semana!
    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com
    http://mylovelyrecursos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.