terça-feira, outubro 30, 2012

Programa Estação Juventude ajudará jovens a ter acesso a seus direitos



"Um lugar bacana onde os jovens possam se alimentar de informação, orientação e apoio para ampliar seus horizontes”. É assim que Helena Abramo, coordenadora do Estação Juventude, define o programa lançado na semana passada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

De acordo com Abramo, o objetivo do programa é  auxiliar os/as jovens no acesso a seus direitos, como a políticas e programas voltados para esse segmento da sociedade. "A gente entende que já há algumas ações desenvolvidas para os jovens, mas muitas vezes o jovem não tem acesso real a esses programas”, comenta, explicando que o Estação Juventude será um lugar onde o/a jovem possa receber informações, orientações amplas e apoios efetivos para que, assim, possam ampliar suas perspectivas de inclusão e participação.
Segundo a coordenadora do programa, a ideia é  que o Estação Juventude também seja um espaço de "convergência e conexões” entre os/as próprios/as jovens e entre eles/as e os/as gestores. Da mesma forma, destaca que a perspectiva é que os municípios desenvolvam ações no programa voltadas às demandas dos/as jovens que não estejam sendo atendidas. Além disso, o Estação Juventude pretende ser um ponto central para a criação de redes de emancipação, ou seja, redes de apoio com a articulação de vários setores que a juventude necessita, tais como educação, saúde, cultura, entre outros.
Helena Abramo explica que este primeiro momento do programa se dará em caráter experimental. A intenção é apoiar a implantação de 20 unidades complementares, as quais serão instaladas em equipamentos públicos municipais que já existem. Neste primeiro momento, segundo Abramo, o programa priorizará os 132 municípios com maiores taxas de homicídios contra juventude negra (prioridade que também faz parte do Plano Juventude Viva). "Mas a perspectiva é depois ampliar”, comenta.
Além das 20 unidades complementares, o programa ainda apoiará sete unidades itinerantes do Estação Juventude, as quais serão realizadas em parceria com governos estaduais. A intenção é que tais unidades circulem pelos estados, sendo que, das sete, cinco serão voltadas prioritariamente para a juventude rural.
De acordo com Abramo, já foram enviados convites para municípios e governos para que enviem propostas de projetos para participar do programa. As propostas devem ser enviadas até o dia 9 de novembro através do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). A Secretaria Nacional de Juventude realizará, no próximo dia 30 de outubro, uma oficina, em Brasília (DF), para orientar a produção das propostas.
A expectativa da coordenadora do Estação Juventude é que o programa firme parceria com estados e municípios selecionados até o final deste ano. "São 24 meses de execução com apoio. Então, a gente espera que as Estações sejam implementadas ao longo do ano que vem”, afirma.
Para saber mais, acesse: http://www.juventude.gov.br/
Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.