“Estou convicto de que a finalidade da nossa educação reside não somente em educar um homem de espírito criador, um homem - cidadão capacitado para participar com máxima eficiência na edificação do estado. Nós devemos educar, também uma pessoa que seja obrigatoriamente feliz”. Anton Makarenko
quinta-feira, abril 29, 2010
PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA (INTEGRAÇÃO DA CULTURA AFRICANA)
TURMA: GRUPO II MATUTINO 2006-11-14
FAIXA ETÁRIA: 3 ANOS
1)CARACTERIZAÇÃO
PROJETO: Menina Bonita do laço de fita
ASSUNTO: Valorização da Cultura Africana( integração social)
AREA: Sociedade e Cultura
FAIXA ETÁRIA: 03 e 06 anos
DURAÇÃO: 1 mês, trabalhando 3x por semana.
2) APRESENTAÇÃO
Este Projeto vem culminar com a necessidade dos alunos de conhecerem um pouco sobre a população negra, os grupos sociais nas quais fazem parte, sua cidadania e sua dignidade.
As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares em que viveram e vivem, para parte de um mundo integrado para os alunos. Desse modo a perspectiva cultural consiste num modo de ver o mundo em que se evidencia as interelações e inter dependência dos diversos elementos na construção da vida.
A edificação e o fortalecimento da auto-estima e da identidade sócio-racial através de uma vivência e socialização e o conhecimento e consciência política e histórica fazem parte de um estudo que se torna aplicável com a lei 10.639.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto surgiu devido ao curso de oficinaxé (processo de formação afro cultural para professores), que estão fazendo, através dele, começamos a perceber que em nossas salas de aula existiam varias misturas de raças. Resolvemos então pegar o texto” Menina de laço de fita” e contá-lo para a turma. Para nossa surpresa, surgiram vários questionamentos, e chegamos a conclusão que o assunto era interessante e que poderíamos ir além.
O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos culturais e sociais indissociável diante do qual ao se contar a história elas se mostraram curiosas e investigativas.Desde muito pequenas as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.
Diante dessa situação e com a nossa perspectiva educacional, evidenciou-se a necessidade de um trabalho que desenvolvesse o instinto pesquisador, vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, co-responsabilidade, da solidariedade e a construção de conhecimento diversificado.
OBJETIVOS GERAIS
• Ampliar o conhecimento sobre as questões relativas a cultura negra assumindo a forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados a sua vivência social.
• Desenvolver uma postura crítica frente a realidade, as informações e aos valores vinculados pelos meios de comunicação.
• Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.
• Conhecer e valorizar a cor negra.
• Trabalhar a socialização (amizade, união e respeito).
• Estimular a linguagem e a criatividade.
DESENVOLVIMENTO
Serão utilizados no decorrer do desenvolvimento estratégias que fundamentarão e subsidirão os trabalhos tornando as tarefas ao mesmo tempo que cientifica, prazerosa e motivadora.
SEGUE ALGUMAS ATIVIDADES QUE SERÃO TRABALHADAS
• Utilização de diferentes fontes para busca de informações como objetos, fotografias, livros etc...
• Leitura do texto “ menina bonita do laço de fita”.
• Observação de figuras, fotografias, mostrando como somos diferentes.
• Produções artísticas: Recorte /colagem, desenhos, pinturas.
• Música.
• Brincadeiras com as cores da unidade-africana.
• Confecção da boneca e do coelho da história.
• Confecção da mascara (coelho e menina).
• Culinária (suco de abacaxi+ hortelã).
PRODUTO FINAL
Apresentação a comunidade escolar os trabalhos realizados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ele possa ocorrer. Assim caberá ao professor investigar a adequadação dos conteúdos, sobre a adequadação das propostas lançadas, sobre o tempo e o ritmo imposto ao trabalho.
Por ser a avaliação um processo permanente, e não somente o momento final do trabalho, ele é um instrumento indispensável à construção de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.
Todo o processo será avaliado continuamente através de:
• Registro coletivo em cartazes.
• Desenhos feitos pelos alunos, sobre o que aprenderam sobre o assunto mencionado.
• Participação das atividades.
• Comunicação oral, dança, textos orais.
RECURSOS
Revistas Jornais Tesoura Lápis de cor e cera
Fotos Cola Algodão Papel mural
Tinta Livros Chamex CD de músicas
BIBLIOGRAFIA
• Livro de história “menina bonita do laço de fita” Ana Maria Machado.
• Negritudes, políticas publicas - Marco Antonio Pereira - Oficinaxé.
• Projetos escolares- Educação Infantil, Ano 2 3º 18- Projeto sobre lei 10639 com relação cultural entre o Brasil e a África.
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