terça-feira, julho 06, 2010

Sindiupes realizará seminário para discutir os desafios e perspectivas da Educação e Diversidade Sexual

( Clique no link para ir para a pagina oficial)

Com organização e coordenação do Coletivo Estadual de Diversidade Sexual - Sindiupes, acontece no dia 29 de julho de 2010, no Sest/Senat de Cariacica(ES), o Seminário “Educação e Diversidade Sexual: Desafios e Perspectivas”. Trata-se de um espaço onde os participantes poderão refletir sobre como superar o desafio que representa o preconceito e avançar na direção de uma educação que de fato inclua a diversidade sexual.

A entrada é franca e as vagas são limitadas. Os participantes poderão optar entre duas cargas horárias, uma de oito horas e outra de 30 horas. Os interessados devem enviar uma mensagem para o endereço sindiupes.diversidadesexual@bol.com.br e solicitar a ficha de inscrição.

Entre as justificativas para a realização do evento está a de que as unidades escolares públicas - enquanto espaços formadores e fomentadores de conhecimentos, opiniões, ideias e com a responsabilidade de formação de profissionais que posteriormente terão grande influência na construção e formação de nossa sociedade - têm papel fundamental e significativo no questionamento da cultura heteronormativa e teorias heterossexistas; e na construção de novas ações e práticas sociais que incluam o que de fato sempre existiu: a diversidade sexual; eixo necessário à discussão e vivência da sustentabilidade.

O Seminário abordará ainda a necessidade de os educadores estarem bem preparados para a discussão cuidadosa, ética e responsável sobre direitos humanos e cidadania LGBT. Além da importância de as escolas precisarem ser espaços de inclusão, de respeito e acolhimento a diversidade de etnia, de religião, de orientação sexual, de identidade de gênero, e de ideologias.

Coletivo

O Coletivo Estadual de Diversidade Sexual integra o Sindiupes - Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) em Educação Pública do Espírito Santo. Aberto à participação de educadores(as) que estejam dispostos(as) a discutir as questões referentes aos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais no ambiente da escola pública capixaba e também se organizarem no intuito de promover ações de respeito à diversidade sexual e de combate ao preconceito.

É formado pela Diretoria e Coordenadores(as) Municipais do SINDIUPES; professores(as) das redes municipais afiliadas; professores(as) da rede estadual; gestores(as), pedagogos(as) e coordenadores(as) das redes afiliadas; representantes da SEDU; representantes das SREs; representantes das Secretarias Municipais de Educação; funcionários(as) de escolas públicas; representantes de ONGs LGBT; representantes dos Movimentos Estudantis, Conselhos, Fóruns, Associações e convidados.

Com a organização do Seminário e outras ações, o Coletivo Estadual de Diversidade Sexual - Sindiupes busca cumprir com um de seus objetivos que é o de combater a homofobia, lesbofobia e transfobia no espaço escolar.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3421-2402 ou pelos celulares (27) 8807-5038, 9923-5546 e 9818-5665. O endereço de e-mail do Coletivo é sindiupes.diversidadesexual@bol.com.br

Programação

Data: 29 de julho de 2010
Horário: 8h às 17h
Local: Sest/Senat, Trevo de Alto Lage, Itacibá - Cariacica/ES

8h – Abertura Oficial
Boas vindas
Composição da 1ª Mesa
Hino Nacional
Mensagem de abertura
Apresentação Cultural
Palestras e debates

10h – 2º Momento
Composição da 2ª Mesa
Palestras e debates

11h30 – Intervalo para almoço

12h30 – 3º Momento
Apresentação Cultural
Composição da 3ª Mesa
Palestras e debates

14h20 – Homenagens

14h30 – Mesa Redonda
Composição da 4ª Mesa
Debates
Composição da 5ª Mesa
Debates

16h20 – Formação do Coletivo
Discussão
Apresentação do Coletivo

17h15 – Encerramento

Palestrantes

Carlos Magno – ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

Dr. Alexsandro Rodrigues – UFES – Depto. de Teorias e Práticas Educacionais/ DTEPE

Drª Ivone Vila Nova – OAB/ ES

Profa. Fátima Aparecida da Silva – CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Prof. Luiz Cláudio Kleaim – Grupo PLUR@L de Diversidade Sexual

Drª Jane Felipe de Souza – UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul / GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero

Rosilea Wille – Coordenação Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Secad/ MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.