Projeto : Bandeira da paz ! violência não !
Caracterização
Projeto : Bandeira da paz ! violência não !
Área :sociedade cultura
Faixa etária : 06 anos
Professora: Mery lucy Xarer de Paula
Duração : 1 mês aproximadamente
Apresentação
Este projeto nasceu da necessidade de se diminuir a violência dentro e fora da sala de aula
Tendo como objetivo prevenir a delinqüência juvenil bem como orientar os alunos a combate-la
Justificativa
A história da humanidade mostra que no decore dos séculos a violência apare sempre nos confrontos sociais políticos e econômicos como a escravidão o extermínio a exclusão .
O Brasil como outros pais tem enfrentado os problemas decorrentes da tecnologia e da globalização .
Os princípios éticos, moras e religiosos estão sendo comprometido assustadoramente entre os jovens e eles são caçados em seu lugar de permanência referencial _ a escola . Cabe a nos educadores trabalhar com medidas urgentes para combate-la fazendo uso da arma mais eficaz _ a formação do caráter através do empenamento do bem e da juventude .
O laboratório de psicologia do trabalho da universidade de Brasília aponta a região Norte
Nordeste e Sudeste como os mais problemáticos quanto à depredação e a violência no ambiente escolar O Estado do Espírito Santo aparece em 1º lugar com 68% das escolas com problemas na região e a nível nacional ocupa o 4ºlugar
Também foi levantado que as escolas munidas de equipamentos de segurança apresentam maior numero de atos de depredação e agressividade, levando a buscar e
Alternativas mais relacionadas à educação do jovem assistência afetiva e cultural
Atividades físicas, esportivas entre outras.
Mas, o que é violência ? podemos dizer sim, que excite uma e uma sociedade que nos permite afirmar, e não justificar, o quanto nossa sociedade incorporou, padrão de violência
Mediante o autoritarismo das econômicas, à insensibilidade sociais e o enfraquecimento das instituições sociais principalmente a família diante disso faz-se necessário e merecedor
A construção de conceitos sobre o tema
Para o psicólogo Jurandir Freire Costa (1993), “ A violência é a palavra que empregamos para dominar uma série de atos intencionais que se caracterizam pelo uso da força em situações de conflito transgressão às leis que visam o bem comum e predomínio da crueldade sobre a solidariedade no convívio humano”
Na tv a violência, segundo costa aparece nas ruas, nos”arrastões”nas
Favelas . é uma violência especificada dessa forma divide ainda mais.
As classes sócias antagônicas comunidades pelos níveis sócios- econômico e dissemina ódio e pânico entre cidadãos comuns, contribuam do para desmobilizar as forças sócias legitima a repressão e encobria as formas institucionalizadas de violências.
OBJTIVOS GERAIS
· Ampliar conhecimento sobre as questões relativas a violências assumindo de forma independentes atitude e valores voltados a suas vivências sociais
· Desenvolver uma postura critica ente a realidade aos valores e a informação
· Perceber e adotar posturas diante de diferentes situações trabalhar a socialização (respeito, carinho, compreensão).
· Estimular a linguagem e a criatividade.
DESENVOLVIMENTO
Serão utilizados no decorrer do desenvolvimento estratégicos que fundamentarão os trabalhos.
PORTUGUÊS
1-Confecções dicionários
*Dicionário da Paz_ sinônimo de palavras relacionadas á não violência .
Ex: A- amor,amizade
B-Bondade,bem
*Dicionário de antônimos da violência
Ex: Guerra – Paz
Ódio – amor
2- Trabalho com imagens (fatos) de jornais e revistas sobre a violência
3- Leitura Visual debate e produção texto coletivo
CIÊCIAS (temas para serem discutidos)
1- Trabalho com jornais
2- Violência e qualidade de vida
· A violência faz bem para a comunidade?
· A droga é uma violência?
· O meio ambiente desfavorável a pobreza aumenta violência?
ESTUDOS SOCIAS
Aqui o objetivo é promove uma maior sensibilidade dos alunos para a temática violência
1- Organizar um acervo _ com as matérias publicadas n.os jornais locais sobre a violência no estado,município ou na área na grande vitória.
2- Organizar debates em sala de aula sobre as causas do aumento da violência em determinados bairros
EDUCAÇÃO FÍSICA
1- Discutir com os alunos que a presença da violência nos esportes coletivos é antiga É certo?
2- Como é a violência no futebol?
3- E no parquinho da escola?
ARTES
1-Desenho animado (desenho livre)
2- Mosaico
3- Debates
4- Produção de cartazes
5- Dramatização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.