sábado, agosto 07, 2010

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
(INTEGRAÇÃO DA CULTURA AFRICANA)








PROFESSORA: MERY LUCY XAVIER DE PAULA
TURMA: GRUPO II MATUTINO 2006-11-14
FAIXA ETÁRIA: 3 ANOS






1)CARACTERIZAÇÃO


PROJETO: Menina Bonita do laço de fita
ASSUNTO: Valorização da Cultura Africana( integração social)
AREA: Sociedade e Cultura
FAIXA ETÁRIA: 03 e 06 anos
DURAÇÃO: 1 mês, trabalhando 3x por semana.


2) APRESENTAÇÃO


Este Projeto vem culminar com a necessidade dos alunos de conhecerem um pouco sobre a população negra, os grupos sociais nas quais fazem parte, sua cidadania e sua dignidade.
As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares em que viveram e vivem, para parte de um mundo integrado para os alunos. Desse modo a perspectiva cultural consiste num modo de ver o mundo em que se evidencia as interelações e inter dependência dos diversos elementos na construção da vida.
A edificação e o fortalecimento da auto-estima e da identidade sócio-racial através de uma vivência e socialização e o conhecimento e consciência política e histórica fazem parte de um estudo que se torna aplicável com a lei 10.639.




JUSTIFICATIVA


Esse projeto surgiu devido ao curso de oficinaxé (processo de formação afro cultural para professores), que estão fazendo, através dele, começamos a perceber que em nossas salas de aula existiam varias misturas de raças. Resolvemos então pegar o texto” Menina de laço de fita” e contá-lo para a turma. Para nossa surpresa, surgiram vários questionamentos, e chegamos a conclusão que o assunto era interessante e que poderíamos ir além.
O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos culturais e sociais indissociável diante do qual ao se contar a história elas se mostraram curiosas e investigativas.Desde muito pequenas as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.
Diante dessa situação e com a nossa perspectiva educacional, evidenciou-se a necessidade de um trabalho que desenvolvesse o instinto pesquisador, vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, co-responsabilidade, da solidariedade e a construção de conhecimento diversificado.


OBJETIVOS GERAIS


· Ampliar o conhecimento sobre as questões relativas a cultura negra assumindo a forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados a sua vivência social.
· Desenvolver uma postura crítica frente a realidade, as informações e aos valores vinculados pelos meios de comunicação.
· Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.
· Conhecer e valorizar a cor negra.
· Trabalhar a socialização (amizade, união e respeito).
· Estimular a linguagem e a criatividade.




DESENVOLVIMENTO
Serão utilizados no decorrer do desenvolvimento estratégias que fundamentarão e subsidirão os trabalhos tornando as tarefas ao mesmo tempo que cientifica, prazerosa e motivadora.






SEGUE ALGUMAS ATIVIDADES QUE SERÃO TRABALHADAS




Utilização de diferentes fontes para busca de informações como objetos, fotografias, livros etc...
Leitura do texto “ menina bonita do laço de fita”.
Observação de figuras, fotografias, mostrando como somos diferentes.
Produções artísticas: Recorte /colagem, desenhos, pinturas.
Música.
Brincadeiras com as cores da unidade-africana.
Confecção da boneca e do coelho da história.
Confecção da mascara (coelho e menina).
Culinária (suco de abacaxi+ hortelã).




PRODUTO FINAL
Apresentação a comunidade escolar os trabalhos realizados pelos alunos.


AVALIAÇÃO
O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ele possa ocorrer. Assim caberá ao professor investigar a adequadação dos conteúdos, sobre a adequadação das propostas lançadas, sobre o tempo e o ritmo imposto ao trabalho.
Por ser a avaliação um processo permanente, e não somente o momento final do trabalho, ele é um instrumento indispensável à construção de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.
Todo o processo será avaliado continuamente através de:
Registro coletivo em cartazes.
Desenhos feitos pelos alunos, sobre o que aprenderam sobre o assunto mencionado.
Participação das atividades.
Comunicação oral, dança, textos orais.


RECURSOS


Revistas Jornais Tesoura Lápis de cor e cera
Fotos Cola Algodão Papel mural
Tinta Livros Chamex CD de músicas


BIBLIOGRAFIA


Livro de história “menina bonita do laço de fita” Ana Maria Machado.
Negritudes, políticas publicas - Marco Antonio Pereira - Oficinaxé.
Projetos escolares- Educação Infantil, Ano 2 3º 18- Projeto sobre lei 10639 com relação cultural entre o Brasil e a África.

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