sábado, agosto 07, 2010

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA - ATIVIDADES


Momento 1

A professora, antes de apresentar o livro, iniciará a aula com uma conversa informal perguntando:

Com quem a gente se parece?

Todas as pessoas são iguais?

Mostrar a capa do livro “Menina bonita do laço de fita” e perguntar:

Quem será essa menina?

Como ela é?

Quais as suas características?

Como ela parece estar se sentindo?

Após explorar a capa do livro e ouvir o que as crianças tem a dizer a respeito das perguntas, fazer a leitura do livro, primeiro silenciosamrnte pelos alunos, depois em voz alta pela professora.

Momento 2

Trabalhar oralmente as características físicas da menina, associando às comparações do texto.

Em seguida, realizar a interpretação do livro:

Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o que? Quem se lembra?

E o seu cabelo? O que sua mãe fazia nele?

Seus olhos se pareciam com o que?

Como era o coelho?

O que ele descobriu?

Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?

Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?

Deixar claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família. Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.

Momento 3

Recolher as fotos trazidas pelos alunos e colar em grande cartaz dizendo:

Diferenças: não basta reconhecê-las é preciso valorizá-las.

A professora deve pedir que olhem o cartaz com as fotos e procurem em seus parentes alguma característica parecida com a sua. Havendo alguma foto ou criança negra na sala, a professora poderá ressaltá-la, dizendo das semelhanças com a menina da história.

Momento 4:

Para esse momento a professora deverá xerocar a ilustração abaixo e entregar as 3 imagens recortadas e embaralhadas para cada criança (1 cópia para cada um)

[Nova+Imagem.png]

Pedir para as crianças colarem na ordem (em uma folha ofício A4) as tentativas do coelho para conseguir ficar da cor da menina. Após a colagem, pedir que escrevam uma frase para cada cena.

Momento 5

Distribuir a seguinte atividade xerocada:

[história+144.jpg]

Ler o enunciado com as crianças e explicar o que deve ser feito. Quando todas acabarem de fazer a correção no quadro, pedir:

Circule a primeira letra de cada palavra que forma o título do livro.

Pinte de azul (por exemplo) a última letra de cada palavra que forma o título do livro.


Avaliação
Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas respostas às questões colocadas.

Avaliar se compreenderam a sequência dos fatos ocorridos com o personagem. (momento 4)

Observar se conseguem associar letra a número.

Analisar o progresso de escrita e a criatividade ao produzir frases (momento 5).

Anotar as conclusões das crianças para verificar o nível de compreensão da história e da importância de valorizar as diferentes raças.


Sugestão retirada do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9516

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.