quinta-feira, outubro 07, 2010

PROJETO LEITURA E LETRAMENTO

Projeto leitura e letramento

Trabalhar a leitura não é somente promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que pertençam a uma sociedade, porém, trabalhar a leitura numa perspectiva de letramento significa ultrapassar a leitura do código escrito, e de fato contribuir na formação de sujeitos que possam interagir no meio social, questionando e assim o transformando, conforme afirmam vários autores sendo alguns aqui citados:


“Com as palavras não aprendemos senão palavras; antes, o som e o ruído das palavras, porque, se o que não é sinal não pode ser palavra, não sei também como possa ser palavra, aquilo que ouvi pronunciado como palavra enquanto não lhe conhecer o significado. Só depois de conhecer as coisas se consegue, portanto, o conhecimento completo das palavras.”(Sto. Agostinho)


“Se educar é preparar para a vida, despertar a consciência, compreender e transformar a realidade, então a leitura só pode ser compreendida numa perspectiva crítica. Ler criticamente é admitir pluralidade de intrpretação, desvelar significados ocultos, resgatar a consciência do mundo, estasbelecendo, por meio dela, uma relação dialética com o texto..” ( INDURSKY e ZINN. 1985, p 23 )


Acredita-se também que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto, pois o fracasso na produção de texto deve-se justamente ao fato de haver pouca leitura. Sendo assim, o propósito deste trabalho é, acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo.

O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a literatura e a leitura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.
Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer.
OBJETIVOS


· Estimular o gosto pela leitura;
· Promover momentos de contação de histórias;
· Proporcionar momentos de manuseio de livros;
· Estimular a leitura de imagens;
· Estimular a produção de textos e histórias a partir das leituras dos livros e imagens;
· Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária.
· Entrar em contato com vários tipos e estilos de material gráfico impresso;
· Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais)
· Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.



DESENVOLVIMENTO


E para que seja descoberto o prazer da leitura, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e internacional como monteiro Lobato, Ziraldo, Ana Maria Machado, Mauricio de Sousa. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:


· Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
· Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
· Conhecer vida e obra do autor;
· Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
· Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
· Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
· Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
· Reescrever algumas histórias conhecidas contadas pelos avós e pais;.
· Criar histórias mudas.
· Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - novela - história muda - história em quadrinhos...
· Recontar histórias lidas pelo professor.
· Emprestar livros para as crianças levarem para casa.
· Incentivar a criação de biblioteca particular.
· Criar a hora do conto.
· Utilizar o dicionário.
· Construir um dicionário para a nossa sala.
· Trabalhar com propagandas, anúncio, notícia, poesia, receita, bilhete, carta.


MATERIAL NECESSÁRIO
Livros literários e informativos de qualidade, fantoches, malas de histórias, almofadas, mesas e armários para a organização do acervo.

AVALIAÇÃO
Todas as atividades de leitura e escrita realizadas deverão ser registradas pelo professor, os textos produzidos pela turma se transformaram nos capítulos de um livro coletivo.
Com a finalidade de verificar se a criança avançava no conhecimento sobre o sistema de escrita deverá ser observado seu texto, não na perspectiva da avaliação do erro ortográfico mais sim nas hipóteses de escritas ali expressas.




Que as vicissitudes do cotidiano nos permita avançar através da leitura, rumo a uma Sociedade Livre, Justa e Igualitária, valores supremos de qualquer nação!

2 comentários:

  1. EDUCAÇÃO REALMENTE É ALGO MUITO IMPORTANTE,POR ISSO PRECISA DE TODOS OS CUIDADOS NECESSARIOS PARA QUE EDUCAR SEJA ALGO EXTREMAMENTE GRATIFICANTE.

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  2. É com muita emoção que tenho contato com propostas de trabalho tão significante para o cotidiano do professor

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SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.