quarta-feira, janeiro 12, 2011

Projeto: Nós no mundo de Tarsila do Amaral de Simone Helen Drumond

JÁ DEU PARA PERCEBER QUE EU ADORO TRABALHAR COM AS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL ENCONTREI ESSE PROJETO NO BLOG DA AMIGA SIMONE E DEIXO AQUI PARA VOCÊ TAMBÉM.

CONFIRA O MATERIAL NO BLOG: 

http://simonehelendrumond.blogspot.com/2010/02/projeto-nos-no-mundo-de-tarsila-do.html

Projeto: Nós no mundo de Tarsila do Amaral de Simone Helen Drumond

Projeto, planejamento e atividades de Arte
Disciplina: Educação artística


Aulas semanais: 2 ( duas)

Série: 1º ano do Ensino Fundamental

Professora: ...............................................................................................................................



Fevereiro e Março

Habilidades


1. Expressão oral

* Conhecer a biografia da artista plástica.

* Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa.

* Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala.



2. Expressão escrita / manual:

* Representar por meio de desenho o que lhe foi proposto.

* Expressar suas habilidades artísticas e manuais (conforme sua maturação e capacidade) através da criatividade no de correr das atividades.



3. Leitura e interpretação de diferentes linguagens

* Compreender que a leitura e interpretação de diferentes linguagens e propiciar um tipo de comunicação nas quais inúmeras formas de significados se condensam entre as disciplinas do currículo da 1ª série.



Conteúdos conceituais



1. Nós no Mundo de Tarsila

A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas.

Cronologia

• 1886 - Nascimento, em CapivariSP, filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral

• 1906 - Casamento com André Teixeira Pinto

• 1926 - Exposição em Paris

• 1928, 11 de janeiro - Pinta o Abaporu (palavra indígena que significa "homem que come") para dar de presente de aniversário a Oswald de Andrade

• 1933 - Pintura do quadro Operários. Dá início à pintura social no Brasil.

• 1934 - Participação no 1º Salão Paulista de Belas Artes

• 1951 - Participação da I Bienal de São Paulo

• 1973, 17 de janeiro - Falecimento em São Paulo, SP



Atividades



1ª e 2º aulas – Data ......../......../........

Esta aula de hipótese será por meio de uma conversa informal. O/A professor (a) irá desafiar os alunos abordando algumas perguntas para investigar o conhecimento dos mesmos sobre o que já sabem sobre o assunto proposto e o que gostariam de saber.

- Quem conhece a Tarsila?

- O que ela fez?

O QUE SABEMOS

- É uma mulher

- É uma pintora -

O QUE QUEREMOS SABER

- O que ela pintou?

- Ela é viva?

- Ela é nova ou velha?

- Onde viveu?

- Que música ela ouvia?

- Ela pintava pessoas?

- Ela pintava plantas?

- Ela gostava de pintar flores?

- Ela é bonita?


Atividade - Auto- retrato

Contar a biografia de Tarsila do Amaral de uma forma bem simples apresentando a tela Auto-retrato. Em seguida cada criança em seu caderno de desenho irá fazer o seu auto-retrato, utilizando giz de cera, lápis de cor e lápis grafite..

O/A professor (a) poderá valer-se da dinamica para que a aula seja mais harmoniosa.


Dinâmica – Você é o artista!

Material - Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada aluno.


Desenvolvimento

1- Distribuídos os materiais da dinâmica, o/a educador (a) explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:

- Quem sou eu? (Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta)

2- Os alunos desenham sua resposta

3- Forme um circulo e promova a apresentação dos desenhos (respostas. O grupo de alunos procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta



3ª e 4ª aulas – Data ......../......../........

Atividade - Jogo dos bichos
• Colocar em exposição em sala à tela A Feira I, as crianças irão observar a tela e fazer um breve comentário, o/a professor (a) registrará as respostas.


• Identificar as frutas regionais que aparecem na tela.

• Observar no quadro e relatar a partir de seu conhecimento, as frutas que não são produzidas na nossa região.

• Reproduzir no caderno de desenho a tela da artista plástica, utilizando giz de cera, papéis coloridos, entre outros materiais, observando: as formas, tamanho, as cores de cada objeto que compõe a tela.

• Compararmos o feirante de hoje com o feirante da época da artista plástica.




5ª e 6ª aulas – Data ......../......../........

• Promover uma conversação sobre a tela. O que será que a artista plástica queria dizer ao pintar essa tela? O/A professor (a) fará o registro das respostas na lousa.


• Matemática e artes - Observar as formas geométricas, encontradas na tela. Explorar as formas geométricas (nome,forma, cor, onde mais podemos encontrar tal forma, enfim, deixe as crianças falarem livremente sobre o contexto em estudo).

• Explorar as cores, objetos, pessoas e moradias do quadro.

• Mostrar um mamão para as crianças deixá-las tocar, cheirar, sentir a forma. Após distribua um pedaço do mamão para as crianças sentirem o gosto. Explore o sabor desta fruta. Deixe as crianças falarem sobre este contexto.

• No caderno de desenho as crianças irão promover a reprodução da obra – O mamoeiro. Cada criança será respeitada de acordo com sua habilidade artística.



7ª e 8ª aulas – Data ......../......../........


Incentivadas a dar asas à imaginação, empunhando pincéis, lápis de cor e massinha. Apreciando as obras de arte

Reproduzir algumas obras da Artista Plástica

Após analisarmos, visualizarmos e observarmos as obras da artista plástica Tarsila do Amaral, os alunos terão a possibilidade de ampliar o seu repertório e experimentar novas formas do fazer artístico, desenvolvendo a criatividade criando uma tela da sua autoria.

Deixar em exposição as seguintes obras: Romance, Floresta, Cidade, Manacá, Sol Poente, Distância, A Cuca e a Lua. As crianças em trio deverão escolher uma das obras e fazer uma releitura, relatando tudo que há na tela (a professora será a escriba). Em seguida deixar a disposição de cada equipe materiais diversos para que as crianças reproduzam a tela como quiserem.

Exemplo de Obra de Artes recriada com massa de modelar.

Encontre o texto na integra em http://simonehelendrumond.ning.com/

2 comentários:

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.