sexta-feira, janeiro 21, 2011

ESCOLA - Serventes e merendeiras, onde estão seus direito ? ... Vergonha.

Uso de água sanitária na limpeza não dá adicional de insalubridade

Fonte: TST
Pelo contato com água sanitária e detergentes ao efetuar a limpeza de banheiros, uma servente que trabalhou em creches, escola e posto de saúde do município de Penha, no estado de Santa Catarina, não faz jus ao recebimento do adicional de insalubridade. A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, considerando que a atividade da trabalhadora não está entre as que se enquadram na Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, modificou decisão que deferia o adicional.

Relator do recurso de revista e presidente da Sexta Turma, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga explicou que “os produtos de limpeza utilizados na higienização de banheiros - saponáceos, detergentes e desinfetantes, de uso doméstico, inclusive - detêm concentração reduzida de substâncias químicas (álcalis cáusticos), destinadas à remoção dos resíduos, não oferecendo risco à saúde do trabalhador, razão por que não asseguram o direito ao adicional de insalubridade”.


Sem proteção

A trabalhadora pleiteou o pagamento de adicional de insalubridade sob a alegação de que, na função de servente/merendeira, se expunha a agentes insalubres na limpeza dos banheiros, manuseando produtos químicos, tais como água sanitária, detergentes, alvejante, entre outros, sem o uso de equipamentos de proteção individual. Informou, ainda, ter recebido o adicional até outubro de 2005 e que, apesar de suprimido o benefício, suas atividades não sofreram alteração.

De acordo com laudo técnico, a servente manipulava produtos de limpeza que contêm álcalis cáusticos - água sanitária - e, por essa razão, deveria receber o pagamento de adicional de insalubridade em grau médio, de acordo com o Anexo 13 da NR-15 da Portaria nº 3.214/78, do MTE. O município foi condenado, em primeira instância, ao pagamento do adicional, recorrendo, então, ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), que manteve a sentença.

Para o ministro Aloysio, a jurisprudência do TST está pacificada no sentido de não reconhecer exposição a insalubridade na atividade de limpeza de banheiro, pela utilização de produtos químicos na rotina de faxina, em relação a álcalis cáusticos. Entre os vários precedentes citados, o relator informou um em que o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho esclarece que a NR-15, em seu Anexo 13, ao tratar do manuseio de álcalis cáusticos, se refere “ao produto bruto, em sua composição plena, e não ao diluído em produtos de limpeza habituais”.

A Sexta Turma, seguindo o voto do relator, deu provimento ao recurso do município para excluir da condenação o pagamento do adicional de insalubridade. (RR - 1968-61.2010.5.12.0000) 
 
(Lourdes Tavares) 

3 comentários:

  1. É UMA VERGONHA O QUE ACONTESSE NO BRASIL! UM DIREITO COMOINSALUBRIDADE É NEGADO, ENQUANTO SOMOS ROUBADOS POR NOSSOS GOVERNANTES.SERÁ QUE ELES SABEM QUE AS SERVENTES ESCOLARES ALEM DE USAR ÁGUA SANITÁRIA, ELAS USÃO ACIDO MURIATICO,SODA CAUSTICA,AZULIM,AMÔNIA CONCENTRADO ENTRE OUTROS? SOU SERVENTE ESCOLAR EM NOVA LIMA, AQUI DAMOS BANHO EM CRIANÇAS USAMOS TODOS ESTES PRODUTOS CITADOS E NÃO RECEBEMOS INSALUBRIDADE ENQUANTO ISSO NOSO PREFEITO NOS ENVERGONHA COM UMA CASSAÇÃO QUASE IMINENTE SERÁ QUE O TST, NÃO VÊ QUE TRABALHADOR NUNCA TEM DIREITO Á NADA?

    ResponderExcluir
  2. Vocês banham as crianças com "ÁGUA SANITÁRIA, ELAS USÃO ACIDO MURIATICO,SODA CAUSTICA,AZULIM,AMÔNIA CONCENTRADO"?

    ResponderExcluir
  3. So levam em contam os produtos químicos e esquecem o risco da pessoa ficar doente quando entra em contato com resíduos de fezes e outros coliformes fecais!!! Sera que o ministro esta preparado para trabalhar para o povo ???

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.