quarta-feira, janeiro 12, 2011

Tarsila do Amaral em Vitória - ES

Amigas como todas já perceberam eu adoro os trabalhos de Tarsila do Amaral, hoje sai com minhas filhas para dar uma volta e encontrei no MAES ( Museu de Arte do Espirito Santo) sabem o quê ?
Uma esposição de Tarsila....... O Máximo
O tema da esposição é  "Tarsila sobre o papel"
E para dividir com as blogueiras trouxe o encarte com filipetas das obras que trazem o conteúdo para ser trabalhado pelos arte educadores, e vou sortear com todas vocês.

AGUARDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Espírito Santo recebe exposição inédita de Tarsila do Amaral


O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória, recebe, a partir de terça-feira (30), uma exposição inédita de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes do modernismo. 

A mostra "Tarsila sobre papel", que tem curadoria de Regina Teixeira de Barros, conta com 70 desenhos da artista, procedentes de diversas coleções particulares e institucionais. A abertura será às 19h30, e a entrada é franca. 

"Tarsila sobre papel" ficará em cartaz no Maes até o dia 13 de fevereiro de 2011. A mostra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio do Ministério da Cultura, e produção da Base7 Projetos Culturais. 

O patrocínio é do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), e Odebrecht Infraestrutura. O espaço estará aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas.


Desenhos

O desenho esteve presente ao longo da trajetória de Tarsila do Amaral (Capivari/SP, 1886 - São Paulo, 1973), refletindo seu processo criativo e atestando seu percurso singular no Modernismo Brasileiro, um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX.

A artista realizou aproximadamente 1.750 trabalhos em papel ao longo de seus 55 anos de atividade. A mostra apresentará obras das três fases da artista.

Durante sua formação, os estudos sobre papel eram considerados um método de aprendizado, ou mesmo uma primeira etapa de um longo processo de trabalho, cuja finalidade era a pintura, considerada "arte maior". 

À medida que Tarsila foi se apropriando de uma linguagem moderna, seu traço ganhou determinação e expressividade, e parte de sua produção de desenhos passou a ter plena autonomia.


"Victoria" por Tarsila

Na segunda metade dos anos 1920, Tarsila registrou cidades da costa brasileira - como Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife e Fernando de Noronha, do convés do navio - nas constantes viagens entre Brasil e Europa.

Em 1924, Tarsila passou o Carnaval no Rio de Janeiro e a Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais, acompanhada por um grupo de modernistas. Nessas viagens de "descoberta" do Brasil, a artista registrou, em cadernos de bolso ou blocos de desenhos, paisagens cariocas e mineiras, bem como elementos da arquitetura barroca e da cultura popular brasileira.

Essa importante série de desenhos e anotações não apenas deu origem às pinturas "Pau-Brasil", como também constituiu um vocabulário que se tornaria constante na produção de Tarsila, até suas últimas obras.

A busca de uma identidade nacional, iniciada em 1924, ganha outro viés a partir de 1928, quando Tarsila mergulha nas imagens de seu subconsciente, provenientes das estórias de assombrações, lendas e superstições ouvidas na infância, na fazenda. Surgem então as "paisagens antropofágicas", habitadas por seres fantásticos e vegetação exuberante.

A quebra da bolsa de Nova York representou profundas mudanças no cotidiano de Tarsila, cuja família perdeu grande parte da fortuna. Findos os anos dourados, a artista passou por uma breve fase de preocupações sociais, seguida de retomadas de fases anteriores, mas sem o mesmo brilho. Durante as décadas de 1930 a 1960, Tarsila colaborou como ilustradora de livros e jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo, produção praticamente inédita para o grande público.

Um comentário:

  1. Olá Josandra. é um prazer recebe-la no meu blog seja muito bem vinda sempre. Assim que puder te mando um selinho sim. Olha em 2010, fiquei com o 4º ano e agora voltei para o 5º ano. Terei o maior prazer em compartilhar atividades. Venha conhecer os meus dois outros blogs. bjs
    -http://equipefrancisco2010.blogspot.com/:blog da escola onde trabalho e http://bibliotecaruibarbosa.blogspot.com/- blog da biblioteca onde trabalho de manhã.

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.