terça-feira, fevereiro 22, 2011

Encontrei esse texto no blog Como educar os filhos e resolvi postar aqui também.

http://comoeducarosfilhos.com.br/?p=33


A LIÇÃO DE CASA NÃO PRECISA SER UM PESADELO

By Roseli Brito
Você odeia a hora da lição de casa? Seus filhos também? Devo admitir, essa hora é considera o pior momento do dia para muitas famílias.
Ao chegar do trabalho, você já se depara com seu filho a sua espera para realizar as tarefas da escola. Então você já se desespera, pois chegou cansada , tem as tarefas de casa para fazer, o jantar e ainda ter de ajudar na lição.
Então você respira fundo se enche de paciência e começa. Hoje é lição de matemática, seu filho parece não entender nada, para você então tudo aquilo parece grego. Duas horas depois a paciência inicial já foi embora e a lição ainda nem começou.
O jantar ainda não está pronto e a sua cabeça parece que vai explodir.Quando você se dá conta, já está no meio de um pesadelo: seu filho chorando e você nervosa gritando. Lá se foi o restinho de paciência e auto controle.
Mas, tenho ótimas notícias, o pesadelo pode acabar ainda hoje! Selecionei dicas preciosas para você colocar em prática, e tornar a hora da lição de casa o momento mais tranqüilo do dia. Quer ver como?
1. ” A Professora não explicou essa matéria “
Talvez seja esta fala que o seu filho dirá diante da lição. Saiba que, jamais a Professora enviará lição de casa sem antes ter explicado e trabalhado em sala de aula. Por isso averigúe no caderno ou no livro didático quando foi trabalhado aquele conteúdo e veja como seu filho realizou os exercícios em sala de aula. Isso já será um indicador para saber se ele sabe o que deve ser feito ou não.
Caso ele não saiba, escreva um bilhete para a Professora informando, assim ela traçará novas estratégias em sala de aula para auxiliá-lo.
2. “ Tenho que levar amanhã senão vou levar zero”
Com esta fala o filho faz transfere o problema dele para a mãe. Resultado: muitas mães acabam fazendo a lição do filho. Agindo assim você está errando, e ensinando a ele o jeito distorcido de resolver as coisas. Se ele sabe a lição e não fez, que então sofra as conseqüências, em casa, e na escola. Se ele não fez porque não sabe, então a Professora saberá onde ele precisa de ajuda.
3. Professora manda muita/pouca lição de casa:
Dependendo da idade da criança as lições podem variar de 15 a 40 minutos para o Fundamental I (1º. Ao 5º. Ano) e ir aumentando para até 1.30 do Fundamental II (6º. Ao 9º ano) ao Ensino Médio.
Por isso nada de ficar 3 horas esperando seu filho fazer a lição.
Saiba que a função da lição de casa não é preencher o dia da criança para deixá-la ocupada.
4. Porque ele não faz a lição sozinho ?
Um dos motivos do seu filho esperar por você é simples: ele quer a SUA companhia. Por isso aproveite esse momento para uma interação agradável com seu ele.
Uma dica para esta hora do dia é revezar com o Pai, e cada dia um fica encarregado de ajudar na lição. Afinal os filhos precisam interagir com os dois e não apenas com a mãe.
5. Materiais para a lição de casa:
Separe um cesto ou uma caixa, tudo o que puder ajudá-lo na hora das tarefas. Conforme a idade e série providencie: Revistas velhas e encartes de supermercado, tesoura, cola, dicionários, régua, fita adesiva, corretor, jogos de encaixe, quebra cabeça, enciclopédia, etc. Mantenha esta caixa próxima ao local onde as tarefas serão realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.