quarta-feira, abril 06, 2011

ATIVIDADE PARA O DIA DO ÍNDIO

Analisar os versos e traçar paralelos com o periodo colonial...

A musica:
Quem me dera
Ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro
Que entreguei a quem
Conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora
Até o que eu não tinha

Quem me dera
Ao menos uma vez
Esquecer que acreditei
Que era por brincadeira
Que se cortava sempre
Um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda

Quem me dera
Ao menos uma vez
Explicar o que ninguém
Consegue entender
Que o que aconteceu
Ainda está por vir
E o futuro não é mais
Como era antigamente.

PEQUENO RESUMO
Essa música faz varias comparações de quando Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil.

"Quem me dera, ao menos uma vez ter devolta todo ouro que entreguei a quem conseguiu me convencer que era prova de amizade se alguem levasse embora atá oque eu não tinha (...) mas nos deram espelhos (...) como a mais bela tribo, dos mais belos indio, não ser atacada por ser inocente..."

Os indios não tinham malicia, e se deixaram levar pelos presentinhos, que os portugueses davam, com segundas intenções ( que era tirar o ouro deles, e suas mulheres ).
historicamente é fato que os colonizadores davam espelhos para os Indios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.