O agressor, identificado como Wellington Menezes Oliveira, de 23 anos, era ex-estudante da escola e, segundo as autoridades, invadiu a instituição se passando por um palestrante.
Culpar autoridades pelo ocorrido ou achar que é preciso endurecer a legislação criminal são reações próprias de quem busca resposta no calor dos acontecimentos. Mantendo alguma distância do impacto emocional que uma tragédia dessa causa em toda população, é possível afirmar que se trata de um caso isolado, da ação de um psicopata, e punições coletivas, nesse momento, podem acabar produzindo o efeito inverso ao esperado. Segundo especialistas, há duas providências que podem efetivamente ajudar a impedir que tragédias semelhantes ocorram: uma forte ação pelo desarmamento da população e maiores cuidados com a saúde mental.
É difícil imaginar que uma pessoa em sã consciência entre em uma escola e atire em crianças, diz a psicóloga Juliana Bizeto, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo).
Segundo a psicóloga, uma das explicações para esse comportamento violento seria o surto psicótico. Caracterizado pela perda da noção de realidade e por uma desorganização do pensamento, o surto pode ser causado por doenças como a esquizofrenia, por um trauma muito grande ou pelo uso de drogas, a exemplo da cocaína.
Quando a pessoa está em uma crise psicótica, ela confunde os pensamentos e passa a enxergar a realidade de uma maneira distorcida.
"Eu já atendi casos em que a pessoa não tinha noção do que tinha feito. Ela achava que estava atirando nas sombras que estava vendo, quando na verdade eram pessoas", conta a psicóloga.
Bizeto ressalta que casos como o que aconteceu no Rio nesta manhã poderiam ser evitados se houvesse mais suporte à saúde mental no Brasil.
"Muitas vezes o surto psicótico é tratado com remédios extremamente baratos e acessíveis no posto médico. A questão da doença mental é algo muito sério e quando não é bem tratada ela acaba atingindo outras pessoas, seja qual for a motivação", diz.
Comentários:
Descaso com a saúde mental
07/04/2011 16h49O mais grave neste episódio é sabermos que vidas literalmente inocentes, foram vítimas do descaso com a saúde mental. Foi essa a proposta da reforma manicomial? Que se amplie a discussão. Com a palavra os prefeitos e suas políticas públicas voltadas à saúde mental. Será que o Estado do Rio tem algum, com alguma coisa a dizer?RosanePetrópolis - RJFoto do bolsonaro na net
07/04/2011 15h06O criminoso do colégio de realengo utilizava uma foto do bolsonaro no seu avatar na comunidade de relacionamento do orkut. Por aí já dá pra fazer uma idéia da mente doentia e insana.marcelo buracosanto andré - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.