quarta-feira, abril 06, 2011

VERDADE OU MENTIRA

Verdades e mentiras sobre o DESCOBRIMENTO DO BRASIL



Mentira:
Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
Verdade:
Quem descobriu foram navegantes espanhóis. Ele apenas tomou posse, em nome do rei Dom Manoel.
Mentira:
Cabral era um grande navegador português.
Verdade: Era um nobre, sem grandes feitos náuticos anteriores. E depois também não voltou mais a velejar.
Mentira: Ao regressar, Cabral foi aclamado pela Corte.
Verdade: O rei não deu importância ao seu feito


Saiba mais sobre os fatos

Oficialmente, já são cinco séculos de descobrimento do Brasil. Mas a verdade é que o país não foi descoberto no dia 22 de abril de 1500, a façanha não foi obra de portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral, que, por sinal, nem era um grande navegante.

Mesmo que a versão portuguesa estivesse correta, e os homens de Cabral fossem os primeiros europeus a pisar na América do Sul, a frota não desembarcou em Porto Seguro, como se aprende na escola, e sim na baía de Santa Cruz de Cabrália, a 46 km ao norte dali. Enfim, a história do descobrimento está recheada de equívocos que muitos interesses e a eterna lei do menor esforço teimam em preservar.

Nos meios científicos já se tem como certa a presença de espanhóis na costa brasileira antes de Cabral. O pesquisador Julio Louzada Neto informa que há um marco em espanhol na costa cearense datado de 1497 – provavelmente obra de Vicente Pinzón, experiente navegador que participou da frota do italiano Cristovão Colombo, descobridor da América em 1492. Pinzón descobriu o rio Amazonas, que batizou de “Mar Dulce”. Há evidências de que sua última passagem pelo Brasil aconteceu em fevereiro de 1500, em região próxima ao atual Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

Dias depois de Pinzón, partiu da Espanha outro navegador, Diogo de Lepe, com o mesmo objetivo de explorar a então desconhecida América. Ele atingiu o litoral brasileiro em março.

É evidente que espanhóis e portugueses já sabiam que o Brasil existia. A dúvida era se se tratava de uma ilha ou de um continente. Entre os navegadores, como o português Vasco da Gama, o Brasil era chamado de “Ilha dos Papagaios Vermelhos”. Essas teses já foram provadas e documentadas. Porém, como escreveu o jornalista gaúcho Eduardo Bueno em seu livro “A Viagem do Descobrimento”, nada tira a importância da descoberta oficial de Pedro Álvares: “O descobrimento sociológico do Brasil coube aos portugueses”, finaliza ele.

O descobridor, subestimado

Uma coisa é certa: desde àquela época Portugal não deu o valor que Cabral merecia. Documentos, monumentos históricos e fatos contados nos livros demonstram que nosso descobridor foi, por diversas vezes, subestimado. Isso fica claro quando se traça uma comparação, por exemplo, entre Pedro Álvares e Vasco da Gama, o navegador que descobriu a rota marítima até às Índias.

Enquanto Vasco da Gama foi aclamado pelo povo e pelo rei por ter achado o caminho até Calcutá, Cabral voltava de sua longa viagem esgotado e com sua frota destruída e humilhada.

A tentativa de estabelecer uma feitoria nas Índias falhou: apenas cinco das 13 naus que partiram no dia 9 de março do Tejo, regressaram. Nem a notícia da descoberta de novas terras ao sudoeste da África - o Brasil - alegrou o rei: afinal, concluiu Dom Manoel, que importância poderia ter um lugar em que não haviam especiarias, nem metais preciosos?

Dom Manoel acreditou que a nova terra poderia ter a função geográfica de servir apenas como escala das naus que partiriam a Calcutá. Logo, porém, o rei percebeu que a parada era “fora de mão”. Por mais este motivo, resolveu ignorar a descoberta de Pedro Álvares.

Só 30 anos depois da volta do navegador a Portugal, quando o país estava mergulhado em dívidas provocadas exatamente por esta ambição de gastar fortunas à procura de riquezas nem sempre achadas, que os lusos começaram a prestar atenção no potencial econômico que o Brasil poderia oferecer.

O  prêmio pela descoberta

Pela viagem e pela descoberta, Cabral recebeu de remuneração 35 quilos de ouro. Vasco da Gama levou cerca de 350 quilos por ter alcançado as Índias por via marítima. Enquanto o primeiro não ascendeu a um grau superior da nobreza depois da sua viagem, Gama recebeu o título de Dom em 1500 e conseguiria ainda a sua promoção para Conde da Vidigueira.

11 comentários:

  1. Eu sabia que os portugueses que descobriram o Brasil, mais esse texto me ajudou a descobrir que foram os espanhiós que encontraram o Brasil primeiro do que os portugueses.
    Cabral só tomou posse em nome do Rei de Portugal.Também fiquei sabendo que não foi no dia 22 de abril de 1500 que o Brasil foi descoberto.
    Mais mesmo assim o Brasil vai ser o meu, o seu, o nosso país.

    ResponderExcluir
  2. NÓS ENTENDEMOS QUE É MENTIRA QUE O BRASIL FOI DESCOBERTO EM 22 DE ABRIL DE 1500 ,E QUE NÃO FOI OS PORTUGUESES SIM OS ESPANHÓIS QUE DESCORIRAM.
    E PEDRO ALVARES CABRAL SO COMPRIU ORDENS DO REI DE PORTUGAL.

    §§GUILHERME SILVA JARSKE E
    §§MATHEUS G. TARGA§§

    ResponderExcluir
  3. Agora que eu li esse texto eu entendi que foram os espanhóes que primeiro encontraram o nosso país o Brasil, mais tem uma parte da história que esta dizendo que foram os portugueses e o texto fala sobre "verdade e mentira sobre o descobrimento do Brasil".
    Mais como eu sei agora que esse texto resumiu tudo para mim sobre o descobrimento eu vou saber mais sobre o Brasil e vai ser melhor para mim nas provas e eu vou tirar 1000! e a tia vai gostar muito.

    Autores:Mateus.s.t e Stephany.r.m

    ResponderExcluir
  4. Quem descobriu o Brasil foi os espanhois.

    O Brasil nao foi descoberto no dia 22 de abril de 1500.
    SÓ 30 anos da volta do navegador a Portugal,exatamente por estar ambição de gastar fortunas e proucurar riquezas.
    Nós não sabia que era os Esponhois que tinha descoberto o Brasil para mim era os Portugueses que tinha descoberto o Brasil.Esse texto ajudou nós a descobrir alguas coisas que nós podemos estudar na nossa prvas.
    LUDMILA SANTOS ALVES
    MARIA CLARA PUTTIM ALVES.5 ANO C

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que o Brasil não foi descoberto em 22 de abril de 1500 e os português nao descobriram o Brasil e sim os espanhóis.

    Dom Manuel mandou as pessoas para que pudesse achar metais presiosos e especiarias para que ele ficasse com muitas coisas que as pessoas buscaram aqui no Brasil.

    Dandara e Izabeli.

    ResponderExcluir
  6. Esse texto que está acima esta me ensinando um pouco mais da história do Brasil.
    Tanto que até hoje eu pensava que foram os portugueses que descobriram o Brasil,mas foram os espanhois que o encontraram,tanto que a maior parte das Américas,estava sobre dominio espanhol, isso só foi possivel graças ao Tratado de Tordesilhas.

    Esse tratado dividia o mundo ou só as américas ao meio para não haver mais conflitos,mas entre eles estavam é claro os italianos,que interditaram a unica passagem para as Índias,e os portugueses e espanhois tiveram que achar outro caminho para as Índias,e se isso não acontecesse nós não iriamos estar nesse maravilhoso país,que é meu,é seu,é de TODOS
    Guilherme Silva Teixeira

    ResponderExcluir
  7. Quando os portugueses iam para as Indias encontraram o Brasil por isso o nome das pessoas que eles encontraram foram chamados de indios.
    Quando os portugueses encontraram o Brasil foram dando para os indios espelhos,pentes e etc ... para habitarem as terras.

    Nathan

    ResponderExcluir
  8. Quem descobriu o Brasil?

    Este texto nos mostra que os espanhois que encontraram o Brasil e nao Pedro Alvares Cabral que descobriu o Brasil.

    Ohara e Carol

    ResponderExcluir
  9. os espanhois foram os primeiros a encontrar o brasil.
    eu nao sabia que pedro alvares cabral era um nobre,sem grandes feitos nauticos anteriores.e depois nunca mais voltou a velejar.
    eu nao saberia se não fosse esse texto que eu fiz a leitura ele me ensinou coisas que eu nao sabia.

    raquel e layla

    ResponderExcluir
  10. Esse texto que eu li me ensinou um pouco mais da hitoria do Brasil.
    Hoje eu sei que não foram os portuguêses que descubriram o Brasil.
    Agora eu sei que foi os espanhois que descubriram o Brasil.
    Eu tambem apredi que o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500.
    O rei DOM Manuel mandou varias pessoas para o Brasil para que pudecem achar metais preciosos e etc.

    Caio Henrique

    ResponderExcluir
  11. esse texto e de mais eu li e aprendi mais sobre histori
    agora eu sei que pedro alves cabral nao descobriu o brasil
    tambem quem descobriu o brasil foram o navegantes espanhois e tambem o brasil nao foi descoberto em 22 de 1500.
    eu entedi que orei de todos nao deu emportancia ao seu feito.

    david.g.perdomo

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.