sexta-feira, maio 20, 2011

Plano de ação pedagógica





1- Introdução 



O acompanhamento da vida escolar do aluno e do professor é uma ação que deve 
consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer experiências culturais e sociais das partes 
envolvidas ajudando-os a vencer obstáculos no processo ensino-aprendizagem, 
favorecendo o sucesso na escola e na vida. 



Como toda ação pedagógica esse acompanhamento requer um cuidadoso planejamento, 
a definição de metas, a escolha de alternativas e o envolvimento dos interessados. 



No entanto é preciso que os professores identifiquem quais são as principais 
dificuldades enfrentadas pelos alunos e a melhor forma de faze-lo é analisando as 
produções escolares e conversando com o estudante para tentar entender por que deixou de 
fazer uma atividade ou por que fez de um jeito e não de outro. O erro do aluno nos dá 
muitas pistas sobre o que ele está pensando, como está compreendendo um conteúdo, que 
habilidades lhe estão faltando. 



2- Estrategias 



1- Como podemos ajudar muito os alunos ? 

. Discutindo com eles o objetivo de cada atividade; 
. Orientando a organização da lição; 
. Incentivando os alunos a repensar soluções inadequadas de problemas e cálculos; 
. Retomando conceitos estudados e estimulando os alunos a verbalizar como os 
entenderam; 
. Auxiliando a localizar a informação, coletar dados, elaborar esquemas, mapas, etc. 
. Estimulando e ensinando a usar o dicionário, o Atlas, a enciclopédia, etc. 
. Orientando sobre o uso adequado de materiais: 
. Desafiar os alunos a dizerem o que pensam; 
. Fazer perguntas para que os alunos exponham seus conhecimentos; 
. Valorizar os conhecimentos trazidos por eles; 
. Favorecer a troca de idéias e experiências entre os participantes do grupo; 
. Agir de modo a melhorar o auto-conceito dos alunos; 




2- O que é preciso para fortalecer a autoconfiança do aluno ? 

. Elogiar o desempenho em áreas em que o estudante é bem sucedido, valorizar o que 
ele faz bem.. é importante que o aluno perceba que nas aulas ele faz parte de um 
grupo que está num lugar onde irá aprender e terá a oportunidade de contribuir; 



. Envolva-lo em atividades em que lhe seja mais fácil perceber os progressos. 
Ajudando-o a desenvolver as atividades mais complexas até que possa fazer por si 
mesmo; 
. Fornecer informações sobre sua aprendizagem: o que não sabia e aprendeu e o que 
precisa aprender ainda; 
. Valorizar os acertos, por menores que eles sejam, elogiando os alunos no grupo e 
para os seus familiares; 
. Transformar o erro em uma oportunidade de aprendizagem, encarando-o como uma 
tentativa de acerto; 
. Buscar entender o raciocínio do aluno, assim se estabelece uma relação de 
confiança entre quem ensina e quem aprende e aos poucos o aluno vai aprendendo a 
aprender; 
. Criar espaços para que o aluno reflita sobre o que aprendeu; 




3- O que devemos levar em conta ? 



A linguagem é essencial à vida das pessoas e as habilidades de leitura, expressão oral e 
produção de textos escritos são condições fundamentais para o sucesso da escolarização. 

É necessário respeitar as formas de expressão oral das crianças e jovens. A aceitação da 
fala do aluno é o primeiro passo para ajuda-lo a aperfeiçoar sua expressão oral e a utilizar a 
língua de forma cada vez mais competente, mas é preciso que ele perceba a necessidade de 
adequar a linguagem a diferentes situações. 

Na vida moderna temos que ser leitores competentes de muitos textos ( noticias, artigos, 
manuais, bulas, embalagens, narrativas, poemas, contas de luz, propagandas, textos 
didáticos, ...) entendendo para que servem e como utiliza-los. 

A prática da leitura visa a formação de bons leitores, isto é, pessoas capazes de ler 
diferentes textos com compreensão e utilizar a leitura como acesso ao conhecimento e 
como lazer. 

Ler á atribuir significado ao texto.É preciso colocar o aluo em contato com diferentes 
tipos de texto, em situações reais de leitura, nas quais ele lê em função de uma necessidade, 
de um objetivo. 

A escrita precisa ser trabalhada com a mesma finalidade que ela tem na sociedade: para 
comunicar, documentar, instruir, entreter, informar, etc. 

Para isso é preciso propiciar momentos significativos não só de leitura como também de 
escrita. Mesmo os alunos que ainda não sabem escrever direito devem ser incentivados a 
escrever pois só se aprende a escrever, escrevendo e só se aprende ler, lendo. 



3-METAS 



_ Proceder a sondagem de nível de dificuldades de aprendizagem em todos os alunos da 
escola ( alunos das séries determinadas pela direção que ficarão sob minha 
responsabilidade) 

_ Fazer para o professor a devolutiva do teste aplicado nos alunos;

_ Planejar , juntamente com o professor (em seu horário de hora atividade) ações de 
intervenção pedagógica que visam dissipar as dificuldades detectadas nos testes; 


_ Orientar a família no procedimento indicado para dar continuidade em casa das atividades 
desenvolvidas na escola; 

_ Promover um concurso de redação inter-classes , visando com isso estimular a motivação 
do aluno para o habito da leitura e da escrita; ( Projeto em anexo ) 

_ Estabelecer um local para a exposição do JORNAL MURAL que deverá ser trocado 
mensalmente, mas atualizado semanalmente pelas crianças ( Projeto em anexo ) 

_ Orientar, conferir e acompanhar os planejamentos dos professores quanto a sua execução, 
intervindo pedagogicamente sempre que necessário se fizer, com a previa corroboração do 
professor: 

_ Corroborar com a Direção Colegiada sempre que solicitada for; 

_ Atender ao chamamento dos alunos , sempre que se fizer necessário o ATENDIMENTO 
INDIVIDUALIZADO; 

_ Manter a Direção informada do trabalho desenvolvido pela Coordenação Pedagógica 
(dificuldades e sucessos ); 

_ Promover Atividades extra-classe ( palestras, encontros, fóruns...) que venham adir ao 
conhecimento dos alunos e professores; 

_ Sugerir aos professores ,atividades complementares que venham de encontro às 
atividades e assuntos desenvolvidos em salas de aula ; 

_ Encaminhar à Direção colegiada comunicações, solicitações, sugestões, dificuldades e 
sucessos das atividades desenvolvidas pelos professores e alunos; 

_ Fornecer para a Secretaria da Escola todo material por ela solicitado para a regularização 
da vida escolar do aluno e desempenho burocrático da mesma; 

_ Trabalhar em equipe com as demais coordenadoras :

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