quarta-feira, junho 08, 2011

Hora de ir ao Museu

Criatividade sem fronteira
Luiza Medina
 Entrada do Museu Vale
 
Criatividade sem limites pode ser encontrada no museu Vale na Exposição “Anticorpos” dos irmãos Humberto e Fernando Campana”. Com permissão do Museu de Design Vitra da Alemanha, alguns objetos dos irmãos estão expostos na galeria do museu ferroviário.

Os irmãos Campana usam materiais mais simples e diversificados para criação e elaboração de peças e objetos comuns. Cada objeto tem a sua importância para eles. Um exemplo é uma poltrona de bonecos de algodão e aço inoxidável. Ela é uma homenagem à mistura de etnias do Brasil e traduz a expressão de mar de gente, como a experiência do carnaval brasileiro, em uma poltrona extraordinária. Ao utilizar bonecos de pano em sua confecção, os irmãos apoiam o artesanato tradicional da cidade paraibana de Esperança.

A exposição se divide em nove temas composta por 200 peças, entre elas peças e objetos que os Campana colecionaram ao longo dos anos e proporcionaram inspiração para o mundo pessoal da dupla ao longo de 20 anos (1989-2009).

Sobre os irmãos
Humberto (1953) e Fernando (1961) são do interior de São Paulo e bacharéis em direito e arquitetura pela Universidade de São Paulo e Faculdade de Belas Artes de São Paulo respectivamente.

Humberto fez objetos por conta própria e Fernando já participa como arquiteto experiente. Juntos ignoram todas as convenções do design tradicional e trazem para as suas obras os seus próprios significados.

A arte e o design dos irmãos Campana ultrapassam fronteiras e eles são reconhecidos internacionalmente. Uma das características é a utilização de materiais simples e do dia a dia, e facilmente encontrados na natureza.

ServiçoAnticorpos
Período: até 03 de julho de 2011
Local: Museu Ferroviário Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco, Vila Velha
Tel: 27 3333-2484
www.museuvale.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.