terça-feira, setembro 18, 2012

Espírito Santo - Vitória - Centro Histórico, e lugares




Para quem vai à Vitória pela primeira vez, recomendamos um passeio pela Cidade Alta, onde estão localizados pontos turísticos históricos como a Catedral Metropolitana, o Palácio Anchieta e a Igreja de São Gonçalo.

Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral de 1918 foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1983. Destaca-se no ambiente por sua imponência e por possuir arquitetura eclética com característica neogótica. Tem como destaque os seus vitrais.

Catedral Metropolitana



Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana


Próximo à Catedral está localizado o Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado do Espírito Santo. O Palácio Anchieta é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. A edificação foi construída em 1551 para funcionar como colégio jesuíta, sendo transformada em sede do Governo no século XVIII.

Palácio Anchieta


Ainda na Cidade Alta está localizada a Igreja de São Gonçalo, construída entre os anos de 1715 e 1766 pelas irmandades de "Nossa Senhora do Amparo" e "Nossa Senhora da Boa Morte". A igreja é hoje muito utilizada na celebração de casamentos. Uma missa especial, em latim, seguindo todo o rito tridentino, é celebrada todo último sábado de cada mês, às 8h. A celebração da missa conta, inclusive, com a participação de um coral gregoriano.


Igreja de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo

A Igreja de São Gonçalo é carinhosamente conhecida como a “Igreja dos casamentos duradouros e felizes”. Tomara que os moradores de Vitória estejam certos, afinal foi lá que eu me casei.

A Igreja de São Gonçalo integra o circuito do Projeto Visitar, assim como a Catedral Metropolitana. De importante relevância à valorização do Centro Histórico de Vitória, o projeto fomenta o turismo na região do Centro antigo de Vitória.

Igreja de São Gonçalo em dia de casamento

Igreja de São Gonçalo em dia de casamento

Igreja de São Gonçalo em dia de casamento

Igreja de São Gonçalo em dia de casamento

Igreja de São Gonçalo em dia de casamento


Quando o assunto é comida ou bebida, Vitória tem alguns locais que viraram points para mim.

O primeiro deles é o restaurante Ilha do Caranguejo, localizado no bairro de Jardim Camburi e especializado em frutos do mar. A cerveja Original está sempre gelada e a comida é ótima. O restaurante tem pratos em promoção para almoço de terça a sexta.

Ilha do Caranguejo

Ilha do Caranguejo


Para um jantar mais sofisticado recomendo, além do Papaguth da Praça do Papa (citado nopost anterior), o restaurante La Cave na Praia do Canto. O atendimento é perfeito, a comida é excelente e o espumante está sempre gelado. Endereço: Rua Afonso Cláudio 259.

La Cave

La Cave

La Cave

La Cave

La Cave


Um lugar que possui vários bares e restaurantes próximos é o famoso “Triângulo das Bermudas”, trecho da Praia do Canto compreendido entre as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz. Ali gosto muito do Bar Abertura e seu petisco principal: o “kieber de frango”. O Abertura original está localizado em Jardim da Penha na “Rua da Lama”, nome dado à parte da Avenida Anísio Fernandes Coelho próxima à Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

kieber de frango


Para quem gosta de pizza indico a pizzaria La Vittoria, localizada na Rua Eugênio Netto na Praia do Canto. Na minha opinião é a melhor pizzaria de Vitória, o ambiente é agradável, o forno é à lenha e a trilha musical é perfeita.

La Vittoria


Quando o assunto é comer bem e pagar pouco, indico dois lugares: a churrascaria Sabor Gaúcho e a Sfiheria, ambos em Jardim da Penha. A churrascaria Sabor Gaúcho é daquelas tradicionais, sem aquele esquema de rodízio que proliferou aqui no Rio. Você escolhe a sua carne, a quantidade e aí ela vai para o espeto e aos poucos vai sendo oferecida à mesa. Uma maravilha o sabor da picanha de lá! Os acompanhamentos também são muito bem feitos. Vale a pena dar uma conferida! Endereço: Rua Eugenílio Ramos 44, loja 4, Jardim da Penha.

Já a Sfiheria está localizada na Rua da Lama, próxima ao Bar Abertura e a sua especialidade é esfiha, lógico!  O cardápio tem poucas opções, mas o preço e o sabor são ótimos! Sugiro a esfiha “mexicana”, um pouco apimentada, mas excelente. As de carne seca, de bacon e de calabresa também são bacanas. Existem esfihas doces também. Mas o melhor é o preço: as esfihas variam de R$1,50 a R$2,50 cada! O único problema do lugar é a demora na entrega do pedido. Endereço: Avenida Anísio Fernandes Coelho, 1620, Jardim da Penha.

Finalizando, o Hortomercado, situado na Enseada do Suá, concentra diversos restaurantes de estilos variados e um supermercado. No almoço o lugar fica lotado! É um bom lugar para ir com os amigos ou com a família. Endereço: Rua Licinio dos Santos Conte, 51, Enseada do Suá.

Hortomercado

Hortomercado

Hortomercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.