“KIRIKU E A FEITICEIRA “ de Michel Ocelot (França/Bélgica) - Edições Paulinas
1 –MOTIVAÇÃO: LEITURA ORAL ‘EMPOLGADA’( PELA PROFESSORA) DE TEXTOS DESCRITIVOS SOBRE OS PERSONAGENS PRINCIPAIS E ENREDO DO FILME;
2 – APRESENTAÇÃO DO FILME PARA A TURMA;
3 – INTERPRETAÇÃO ORAL COLETIVA ,ATRAVÉS DE PERGUNTAS FEITAS PELA PROFESSORA;
4 – TRABALHOS ARTÍSTICOS RELACIONADOS AO FILME(PERSONAGENS, CENÁRIOS...): DESENHOS, PINTURAS, COLAGENS,MONTAGENS,CONFECÇÃO DE PAINÉIS ,EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NA SALA ETC.
5 – EXPLORAÇÃO DE MINI-TEXTOS COM CAÇA-PALAVRAS, CAÇA-LETRAS...
6 – EXPLORAÇÃO DE PALAVRAS (VOCABULÁRIO) DO FILME;
7- REFLEXÃO A PARTIR DE ALGUMAS FALAS SIGNIFICATIVAS DO FILME;
8 – BRINCADEIRA DRAMATIZADA: UMA CRIANÇA REPRESENTARÁ KIRIKÚ, ENGATINHANDO PELO CUPINZEIRO ( CADEIRAS DISPOSTAS ENFILEIRADAS, IMITANDO OS TÚNEIS DO CUPINZEIRO; UM TÚNEL CURTO SEM SAÍDA; NO OUTRO TEM UM GAMBÁ(REPRESENTADO POR UMA CRIANÇA);NO OUTRO TEM OS ESQUILOS; O OUTRO É A SAÍDA DO CUPINZEIRO);
VARIAÇÃO: TODOS IRÃO ENGATINHAR PELOS TÚNEIS , À VONTADE;
OS PERSONAGENS PRINCIPAIS
KIRIKU
KIRIKU É UM MINÚSCULO MENINO, MAS SABE O QUE QUER.
ELE É DETERMINADO A LUTAR CONTRA KARABÁ.
SEU TAMANHO O AJUDA A ENTRAR EM QUALQUER LUGAR, MAS ELE ADORARIA CRESCER DE UMA HORA PARA OUTRA.
A MÃE
A MÃE É UMA MULHER JOVEM E IGNORADA PELA ALDEIA, ASSIM COMO KIRIKÚ.
ELA É INDEPENDENTE E COMPREENSIVA.
ELA ACEITA A INDEPENDÊNCIA PREMATURA DE KIRIKÚ E SEMPRE FICA AO SEU LADO QUANDO ELE PRECISA.
KARABÁ
KARABÁ É PODEROSA, MÁ E LINDA.
VIVE SÓ, CERCADA PELOS GUARDIÃES, EM UMA CABANA CINZA, NO ALTO DE UMA MONTANHA, FORA DA ALDEIA DE KIRIKU.
O SÁBIO
O SÁBIO DA MONTANHA PROIBIDA É AVÔ DE KIRIKÚ.
ELE REPRESENTA A SERENIDADE DA VELHICE.
É CARIDOSO, NOBRE E DIFERENTE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS DA ALDEIA, QUE É MEDROSO E ABAIXA A CABEÇA PARA KARABÁ.
ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA INTERPRETAÇÃO :
1 –KIRIKU A TODO MOMENTO QUER SABER:
COMO DESTRUIR KARABÁ.
PORQUE KARABÁ É MALVADA. X
ONDE ESTÁ O OURO QUE KARABÁ TOMOU DA ALDEIA.
2 – PORQUE KARABÁ NÃO QUER QUE NINGUÉM VÁ AO SÁBIO DA MONTANHA?
PORQUE ELE É MAIS PODEROSO QUE ELA.
PORQUE ELE ILUDE AS PESSOAS.
PORQUE ELE DIZ A VERDADE. X
3 - O GRANDE CUPINZEIRO É A PORTA DE ENTRADA DA MONTANHA PROIBIDA. PARA QUEM ELE SE ABRE?
PARA QUEM FOR DIGNO. X
QUEM DISSER AS PALAVRAS MÁGICAS.
SÓMENTE PARA KARABÁ.
4 - O SÁBIO DIZ QUE KIRIKÚ SÓ PODE ENFRENTAR KARABÁ:
COM UM TALISMÃ.
QUANDO CRESCER.
COM INTELIGÊNCIA. X
5 – O VELHO CONTADOR DE HISTÓRIAS DA ALDEIA É:
MEDROSO. X
SÁBIO.
CORAJOSO.
6 – O SÁBIO DIZ A KIRIKÚ QUE KARABÁ É MALVADA:
PORQUE SÓ PENSA NO OURO.
PORQUE ESTÁ SOFRENDO. X
PELO PRAZER DA MALDADE.
7 – QUANTAS VEZES KIRIKÚ SALVOU AS CRIANÇAS?
3
2 X
1
8 – KIRIKÚ VAI ATÉ A MONTANHA PROIBIDA COM A AJUDA:
DO TIO.
DAS CRIANÇAS.
DA MÃE. X
9 - OS VALORES: AMOR, VERDADE, GENEROSIDADE, TOLERÂNCIA, PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO.( EM QUE SITUAÇÕES APARECEM NO FILME ?)
10 -O QUE TEM DE BOM EM SER:
PEQUENO?
GRANDE?
11 -QUANDO UMA CRIANÇA SE PARECE COM UM ADULTO?(ATITUDES POSITIVAS ;ATITUDES NEGATIVAS:CRIANÇA “ADULTIFICADA”)
12-QUANDO UM ADULTO SE PARECE COM UMA CRIANÇA?(ATITUDES POSITIVAS;ATITUDES NEGATIVAS:“ADULTO INFANTILIZADO”)
13 -“ELA SOFRE NOITE E DIA”.
“ A MALDADE NÃO SURGE DO NADA, MAS É RESULTADO DE ALGUM SOFRIMENTO
14 - QUE COISAS NOS FAZEM SOFRER?
15 -VOCÊ CONHECE UMA PESSOA QUE SOFRE ?
16 -VOCÊ SABE PORQUE ELA SOFRE?
17-VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL AJUDAR A DIMINUIR OU ACABAR COM O SOFRIMENTO DE ALGUÉM? COMO ?
18-“ ÀS VEZES FICO CANSADO DE LUTAR SÓZINHO”.
19- E VOCÊ ALGUMA VEZ JÁ SENTIU-SE COMO KIRIKÚ, CANSADO DE LUTAR SÓZINHO PARA RESOLVER UM PROBLEMA?
20-NA OCASIÃO, ALGUÉM VEIO AJUDÁ-LO?QUEM?
21- O QUE ESTA PESSOA FEZ PARA AJUDÁ-LO?
22-COMO VOCÊ SE SENTIU ENTÃO?
“ TENTEI SALVÁ-LOS , MAS ELES NÃO ME QUEREM BEM”.
23- VOCÊ JÁ SENTIU-SE DISCRIMINADO, COLOCADO DE LADO, MESMO TENTANDO SER AMIGO?
24-COMO VOCÊ SE SENTIU QUANDO ISSO ACONTECEU?
25-VOCÊ JÁ DEIXOU ALGUÉM DE LADO NUMA BRINCADEIRA OU CONVERSA ?PORQUE?
-COMO VOCÊ ACHA QUE ESTA PESSOA SE SENTIU?
“ÁGUA BOA PARA SE BANHAR, BRINCAR E BEBER”.
E PARA O QUE MAIS?
VOCABULÁRIO ALFABÉTICO:
A – ALDEIA , ÁGUA,ARANHA
B – BESOURO
C- CABANA,CANOA,CORAÇÃO,CUPINZEIRO
D- DENTES
E- ESQUILO,ESPINHOS
F- FEITICEIRA, FLECHAS
G-GUARDIÃES,GUERREIROS, GRUTA,GAMBÁ
H- HOMEM, HERÓI
I – IRMÃO, INTELIGÊNCIA
J- JÓIAS,JAVALI
K – KIRIKÚ,KARABÁ
L – LANÇAS,
M – MONTANHA,MÃE,MENINO,MENINA
N-NOZES
O-OURO-OBRIGADO,OSSOS
P-PAZ,PILÃO,PÁSSARO
Q- COQUEIROS,ESQUILOS
R- REGATO,ROCHAS
S- SÁBIO,SENTINELA,SERPENTE
T-TUCANOS,TALISMÃ
U- UMBANDA
V-VOVÔ
X- XIQUE-XIQUE
Z- ZABUMBA
Retirado do blog:
http://solangepedag.blogspot.com/2009/09/atividades-relacionadas-ao-filme-kiriku.html
“Estou convicto de que a finalidade da nossa educação reside não somente em educar um homem de espírito criador, um homem - cidadão capacitado para participar com máxima eficiência na edificação do estado. Nós devemos educar, também uma pessoa que seja obrigatoriamente feliz”. Anton Makarenko
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.