quarta-feira, novembro 03, 2010

SEMINÁRIO VIOLÊNCIA AFETA SAÚDE DO PROFESSOR- SINDIUPES










Profissionais da educação discutiram temas como doenças ocupacionais enfrentadas pelo magistério estadual
Por Priscila Bueker (pbueker@eshoje.com.br).

Como forma de discutir soluções para a violência dentro das escolas do Estado, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), realizou o seminário "Violência afeta a saúde de profissionais de Educação", nesta sexta-feira (29), em Cariacica. O evento foi realizado durante todo o dia para um público de cerca de 270 pessoas de todo o estado, que discutiram a realidade da violência dentro e fora das escolas.

Para a diretora do Sindiupes, Aurélia Cavalcanti, as escolas do presente perderam sua identidade nas relações do professor e aluno. "Antigamente, reclamava-se muito da estrutura física das escolas, mas a equipe do passado tinha competência e havia uma melhor qualidade na educação. Hoje, vemos escolas bonitas, mas que deixam a desejar no quesito da formação educacional. A própria instituição da família está desestruturada e isso está refletindo na escola", reflete a diretora, que cuida da pasta de políticas de saúde dos magistérios das redes estadual e municipal de ensino.

Outro ponto debatido foi a jornada de trabalho que, segundo diretora do Sindiupes, deveria ser de 25 horas por semana e, por vezes, é desrespeitada. Além disso, a questão da falta de valorização da carreira do profissional de educação dentro do Espírito Santo é falha. Aurélia conta que o descaso ainda impera em relação aos professores do Estado. Ela dá o exemplo de uma diretora de uma escola que foi aposentada por problema de invalidez sem nenhuma gratificação.

"Uma diretora, moradora inclusive de Cariacica, ficou dois anos e meio parada por ter levado tiros na região das costas. Ela ficou com seqüelas, tanto físicas como psicológicas. Quando ela voltou, ao invés do Estado reintegrá-la ao ambiente de trabalho, ele a exonerou, a aposentou por invalidez permanente sem nenhuma gratificação. O que falta é a escola retomar sua identidade e isso só será possível quando o professor for valorizado com salário digno e seus direitos respeitados", ressalta a diretora do Sindiupes.

Durante o seminário os participantes puderam prestigiar uma peça teatral e assistir as palestras do professor da rede municipal de Vitória e Cariacica, Hélio Sepulcri Júnior, que falou sobre práticas de políticas pedagógicas dentro da escola para conter a violência. Além do investigador da delegacia do adolescente em conflito com a lei (Deacle) José Eleotério que falou sobre o perfil dos alunos violentos das escolas do estado.


Um comentário:

  1. Oi Josandra???Vim retribuir a visita,obrigada pelo carinho!Seu espaço é tudo de bom.Sucesso!Bjs

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.